Enchente em Rio do Sul atinge 11,86 metros, na madrugada de hoje

A enchente de Rio do Sul atingiu o seu pico máximo às 3h10 da madrugada desta sexta-feira (13), com 11,86 metros.
Não chove no município desde o início da tarde de ontem, salvo pancadas isoladas e de curta duração, assim como em toda a bacia do rio Itajaí do Sul e do Oeste, que formam o rio Itajaí-Açu.
A previsão é que o nível do rio caia gradativamente e não há previsão de chuva forte para os próximos dias.
Agora, o município trabalha com frentes de atuação para ajudar a cidade a restabelecer suas atividades o mais breve possível.
Nesta sexta-feira, 25 locais da cidade estão abertos e gerenciados pela Defesa Civil e Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, para atender a comunidade desabrigada.
Locais interditados por conta da elevação do nível do rio ou danos à estrutura
– Ponte pênsil entre os bairros Bremer e Navegantes
– Ponte pênsil entre os bairros Canta Galo e Jardim América (atrás da Unidavi)
Locais interditados por obstrução ou danos à estrada
– Serra do Tucano, entre Rio do Sul e Presidente Getúlio – Passagem interrompida para todo tipo de tráfego nos dois sentidos.
Orientações gerais
– Evite trafegar por regiões alagadas.
– Não deixe lixo exposto em ruas alagadas.
– Não deixe animais presos em residências alagadas.
– Ligue 199 para todo tipo de situação emergencial.
– Não use drones. Eles atrapalham o voo de helicópteros, podendo causar acidentes.
– Evite entrar em locais que estão alagados.
Retirada de água
Disponível água mineral em galões para toda a população no ginásio do Colégio Dom Bosco, na rua Dom Bosco. Retirada das 7h30 às 17h30, sendo limitado a quatro galões por família.
Doações
As doações são necessárias para ajudar as pessoas em abrigos ou também aqueles que estão desalojados e sem completo acesso a mantimentos ou estabelecimentos comerciais livres de alagamentos.
Doe alimentos não perecíveis, alimentos de consumo rápido, leite, achocolatado, kits de higiene pessoal e de limpeza, absorventes, fraldas infantis e geriátricas de qualquer tamanho, ração para cães e gatos, colchões, cobertores, lençóis e travesseiros. Não é necessária doação de roupas ou calçados.
As doações podem ser feitas na Obra Kolping de Rio do Sul, que fica na rua Adolfo Kolping, n. 484, no bairro Canta Galo.