Encerram, nesta quarta-feira, inscrições para o Programa Universidade Gratuita
Encerram na quarta-feira, as inscrições para o Programa Universidade Gratuita, criado pelo Governo do Estado de Santa Catarina. Serão um bilhão e 200 milhões de reais investidos até 2026, gerando até 70 mil vagas, sendo que, até 28 mil delas ainda este ano.
O programa contempla várias universidades e centros universitários de todas as regiões do Estado. Segundo o Coordenador da Central de Estudantes, da Universidade para Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí (Unidavi), a instituição será a única a ofertar o programa no Alto Vale.
Alexandre explica quem pode se cadastrar. “O aluno para participar do programa Universidade Gratuita tem que ser natural de Santa Catarina ou residir nele há pelo menos cinco anos, contados retroativamente a partir da data de ingresso na instituição de ensino. Tem que ser preferencialmente alunos oriundos do ensino médio da rede pública ou de instituições privadas com bolsa integral ou parcial. Além disso, ser a primeira graduação a receber com recursos públicos. Outra regra importantíssima que os alunos têm que observar é que para os cursos de medicina, o grupo familiar dele não pode ter a renda superior a oito salários mínimos. Por fim, para os demais cursos, a renda máxima é quatro salários mínimos do seu grupo familiar”, conta.
Expectativa é ofertar mais vagas
O coordenador detalha que atualmente na instituição, cerca de 850 alunos são contemplados com bolsas do antigo programa Uniedu. A expectativa é que com o Universidade Gratuita a Unidavi consiga ofertar mais vagas. Os interessados precisam realizar o procedimento pelo site da Unidavi. “Precisamos receber esses documentos para fazer a conferência. Da mesma forma, nesse mesmo período, vamos disponibilizar para o aluno, para ele fazer o agendamento com a instituição. Foi uma opção que a gente colocou para poder ajudar o aluno e para que ele possa fazer a complementação da documentação da forma mais correta possível”, relata.
Alunos que já possuem bolsas referentes ao Uniedu este ano, não podem participar do Programa Universidade Gratuita até o fim do contrato do antigo projeto.