Encenação da Paixão de Cristo será realizada no Domingo de Ramos em Rio do Sul
Ato religioso no dia 13 de abril propõe reflexão sobre o sofrimento de Jesus e reúne cinco paróquias

A cidade de Rio do Sul receberá, no Domingo de Ramos (13 de abril), uma encenação da Paixão de Cristo, nos moldes da Via Sacra. O ato religioso está marcado para às 15h, com início na Praça Luiz Santos Sche, em frente à sede da Rede Feminina de Combate ao Câncer.
? Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale
A organização é do movimento Juventude Mensageira, núcleo de Rio do Sul. Desse modo, a iniciativa conta com a participação de aproximadamente 60 pessoas, representantes das cinco paróquias da cidade.
Representação das 14 estações da Paixão de Cristo
Durante a encenação, o público poderá acompanhar as 14 estações da Via Sacra, que simbolizam os momentos do sofrimento de Jesus Cristo até sua morte na cruz. A ressurreição não faz parte da representação, pois a proposta é refletir exclusivamente sobre a dor e o sacrifício de Cristo.
Entre as cenas que serão encenadas estão:
- O julgamento de Jesus diante de Pôncio Pilatos
- A caminhada com a cruz até o Calvário
- As quedas ao longo do trajeto
- O encontro com Maria, sua mãe
- O auxílio de Simão Cirineu
- O gesto de Verônica, que enxuga o rosto de Jesus
- O consolo às mulheres que choravam
- A crucificação e o sepultamento
O papel de Jesus será interpretado por Hiago de Souza, e a encenação deve ter duração aproximada de duas horas.
Proposta espiritual e comunitária
De acordo com os organizadores, a iniciativa não tem caráter teatral ou de entretenimento, mas sim espiritual. O objetivo é oferecer à população um momento de oração, bem como, meditação e fortalecimento da fé, especialmente no início da Semana Santa.
Queremos ajudar as pessoas a viverem melhor esse tempo litúrgico, a refletirem sobre o amor de Jesus por nós e sobre o significado da cruz em nossas vidas
destaca a equipe do movimento Juventude Mensageira.
Por fim, a Via Sacra também busca acolher pessoas que estejam passando por momentos difíceis, solidão ou enfrentando depressão, oferecendo uma mensagem de fé, esperança e confiança no amor de Deus.