Empresas têm até o dia 29 para destinar imposto de renda a projetos sociais

Empresas que tributam por lucro real têm até o dia 29 de dezembro para destinar até 10% do Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ) a projetos sociais voltados à saúde, infância e adolescência, esporte, cultura, assistência a idosos e apoio a pessoas com deficiência. Com isso, a Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) lançou nas redes sociais uma campanha para incentivar a destinação do IRPJ.
A iniciativa é uma ação do Programa Fundo Social, que durante todo o ano estimula a destinação e mantém uma plataforma com mais de 90 projetos sociais analisados e recomendados por um grupo de trabalho especializado. Todos estes projetos podem ser indicados pelas empresas para receber recursos do Imposto de Renda Pessoa Jurídica.
Recurso permanece em Santa Catarina
Entre outros benefícios, a destinação injeta recursos nos municípios, ajuda na melhoria dos indicadores sociais locais. Além disso, fomenta a economia das cidades e contribui com o atendimento à população em vulnerabilidade social.
No Estado, mais de 2 mil empresas podem fazer a destinação. Juntas, poderiam aplicar R$ 250 milhões em projetos sociais. Seria possível, por exemplo, comprar 53 máquinas de ressonância magnética para diagnóstico e tratamento do câncer (média de uma a cada cinco cidades catarinenses).