Empresa de Rio do Sul vence prêmio nacional com plataforma de inteligência artificial
Dara, a IA da IPM Sistemas, se destaca ao prever cenários e oferecer soluções estratégicas para a gestão pública e serviços ao cidadão
A plataforma de inteligência artificial Dara, desenvolvida pela empresa rio-sulense IPM Sistemas, conquistou o primeiro lugar no prêmio Connected Smart Cities 2024. O prêmio reconhece as melhores soluções voltadas para a transformação das cidades em ambientes mais inteligentes.
📲 Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale
A etapa final do concurso aconteceu em São Paulo. Por lá, serão feitas apresentações a um painel de especialistas.
Essa não foi a primeira vez que a IPM, que atua há quase três décadas no desenvolvimento de tecnologias para a gestão pública municipal, venceu o prêmio. Em 2022, levaram a premiação com uma solução voltada à saúde.
Dara: solução inovadora para gestão pública
A Dara, assistente virtual de inteligência artificial, oferece suporte tanto aos gestores públicos quanto aos cidadãos.
Para os gestores, identifica oportunidades de melhoria nos investimentos e na gestão municipal. Além disso, ela também prevê cenários futuros, como demandas por vagas na educação pública e a reorganização de unidades de saúde.
Para os cidadãos, a Dara atua como assistente virtual, respondendo a centenas de serviços públicos de forma rápida e precisa. Ela entende até mesmo quando há erros de digitação.
A plataforma utiliza tecnologias avançadas, como deep learning e processamento de linguagem natural, com o intuito de aprimorar o atendimento e a gestão pública.
Com base em centenas de milhares de perguntas coletadas de prefeituras de todo o país, a IA está constantemente aprendendo e aprimorando suas respostas, oferecendo uma experiência cada vez mais precisa.
LEIA TAMBÉM:
Reconhecimento nacional
Competindo com soluções nas áreas de mobilidade, educação e desenvolvimento urbano, a IPM se destacou na categoria de negócios operacionais, que premia produtos e serviços já em funcionamento no mercado.
Lúcia Mees, vice-presidente da IPM, foi a responsável por apresentar a Dara durante o evento. Ela destacou a importância do prêmio para a empresa.
Esse reconhecimento reforça nosso compromisso em criar soluções que impactam positivamente tanto a gestão pública quanto a vida do cidadão. A vitória pela segunda vez confirma que estamos no caminho certo, investindo em tecnologias como a inteligência artificial
afirma Lúcia Mees, vice-presidente da IPM.
Prêmio Connected Smart Cities
O Prêmio Connected Smart Cities, realizado desde 2015 em parceria com a Neurônio, visa promover o diálogo entre governo, empresas e a sociedade civil para fomentar o desenvolvimento de cidades mais inteligentes e conectadas.
Assim sendo, as soluções inscritas são avaliadas com base em critérios como inovação, impacto social e ambiental, benefícios ao cidadão e contribuição para a resolução de problemas urbanos.