Empresa de Rio do Sul completa 70 anos
Cassava S.A inova no uso do amido de mandioca e produz cola utilizada em sacos de papel

A Cassava S.A, empresa de Rio do Sul que desenvolve soluções em amido de mandioca, inclusive adesivos vegetais, esteve presente na reunião com os diretores da REDIR/FIESC na sexta-feira, 19, na FIESC em Florianópolis. Na ocasião, houve o compartilhamento de visões e inovações com líderes do setor. Desse modo, a Cassava, expôs uma amostra dos seus produtos no Espaço Indústria, com uma abordagem sustentável.
? Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale
Versatilidade do amido de mandioca
O amido de mandioca está presente em sagus, amidos modificados de alto desempenho, farinhas especiais e outros produtos industrializados. Sua versatilidade, porém, vai além do setor de alimentos. Liderada pelos empresários André Odebrecht e Alex Ohf, a Cassava produz uma cola utilizada em sacos de papel. “Somos o maior fabricante de adesivos vegetais no Brasil. Nossos produtos incluem colas para sacos multifolhados usados por grandes empresas. Nosso amido é utilizado na engomagem de fios têxteis, em preparos de salsichas, iogurtes e em produtos finais como sagu e farinhas para panificação”, detalha Odebrecht. A Cassava possui três fábricas no país: Paranavaí e Maripá, no Paraná, e Glória de Dourados, no Mato Grosso do Sul. Em Agronômica, opera a fábrica de colas e adesivos, além de distribuir produtos You-ka.

Foco na inovação e sustentabilidade
A Cassava foca na inovação para oferecer produtos diferenciados. Conforme Odebrecht, como a empresa é fornecedora de matéria-prima, é necessário se antecipar às mudanças. Desse modo, mantém o alto índice de inovação.
LEIA TAMBÉM
- 14ª edição da Fersul conta com cerca de 100 empresas presentes
- Setores metalmecânico, têxtil e tecnologia da informação são destaque na economia local
Em 2022, então houve o lançamento da marca You-ka, oferecendo produtos mais saudáveis, sem OGM (organismos geneticamente modificados), livres de glúten, soja, conservantes e leite.
Sete décadas de Cassava
Fundada em 1954, por Victor Ohf e conduzida por muitos anos por seu filho Carlos Vitor Ohf, a Cassava cresceu e se solidificou na região de Rio do Sul, reconhecida como polo produtor de mandioca. Atualmente, 60% das exportações da Cassava são destinadas aos Estados Unidos.