Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies. Ao aceitar, você terá acesso a todas as funcionalidades do site. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

24 de junho de 2025 Rio do Sul

Edificações são destruídas e uma casa é evacuada por deslizamento de terra


Por Cristiane Faustino Publicado 18/12/2023 às 16h05
Edificações são destruídas e uma casa é evacuada por deslizamento de terra
Foto: Reprodução

Os temporais provocados pelo calor deixam a Defesa Civil de Rio do Sul em alerta. É que com as enxurradas aumentam os risco de deslizamentos de terra. No fim de semana, edificações próximas ao rio Itajaí-Açu foram destruídas pelo escorregamento de encostas. 

Conforme o diretor de defesa civil, Renato Abreu, além de uma área residencial, na Rua XV de Novembro, um ponto comercial, no Trevo da Bicicleta, também foi vistoriado nesta segunda-feira, 18. Uma casa foi evacuada e interditada. “Um deles aconteceu atrás de um condomínio residencial aonde o deslizamento provocou a queda de caixas d’águas que eram utilizadas como cisterna e atingiu a fundação da parte externa da garagem daquele condomínio. Foi feito boletim de ocorrência e registros. Outro, foi próximo ao trevo da bicicleta, também na barranca do rio, aonde chegou próximo da fundação de uma residência. Orientamos as famílias do risco, fizemos o boletim e orientamos que elas evacuarem a casa, pois seria interditada. Além disso, no sábado aconteceu mais um deslizamento nas proximidades do trevo da bicicleta. Nesse deslizamento nós deslocamos somente na segunda-feira, pois não havia chegado nada de oficial para Defesa Civil”, conta.

Segundo o diretor a orientação da Defesa Civil é que a população fique atenta. “Os deslizamentos ocorrem de forma muito rápida. Eles dão alguns sinais, rachaduras no solo, um cheiro muito forte de terra e, principalmente nos momentos que ocorrem as chuvas. Nós estamos tendo muitas enxurradas no município e agora vão acontecer essas chuvas de final de dia, que são intensas. Isso pode causar uma saturação do solo que ainda está molhado em virtude do grande volume de água que nós tivemos em outubro e novembro. Por fim, para qualquer situação que ocorrer, ligue para 199”, finaliza.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixar o App na Google Play Baixar o App na App Store