Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies. Ao aceitar, você terá acesso a todas as funcionalidades do site. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

23 de junho de 2025 Rio do Sul

É alta procura por emissão de nova identidade em Rio do Sul


Por Cristiane Faustino Publicado 01/02/2024 às 14h24
É alta procura por emissão de nova identidade em Rio do Sul
Foto:Agência Brasil

Desde 2021 a população catarinense pode emitir o novo modelo da carteira de identidade. Os demais estados tiveram o prazo encerrado no dia 11 de janeiro deste ano para oferecer o serviço ao cidadão. O novo documento fornece mais proteção de dados.

Em Rio do Sul, o responsável pelo setor de identificação, Bolívar Bittelbrunn comenta que com a novidade cada pessoa terá um número único de identificação e além do formato impresso o documento também será digital.  “O estado de Santa Catarina foi um dos estados pioneiros no Brasil, foi o primeiro estado a ter para todas as cidades essa plataforma da carteira de identificação nacional. Assim, agora ela é um número único, válido em todo o país, que utiliza o número de CPF que a pessoa tem. Então, ela continua tendo a carteira de papel, porém, na plataforma federal do Gov.br, e assim já consegue baixar o documento digital que facilita”, conta.

O prazo para renovar a carteira tem um período de 10 anos. A população pode realizar com tranquilidade a atualização do documento como pontua o responsável pelo setor de identificação. “Então não há necessidade de as pessoas saírem correndo e virem fazer porque é obrigado, porque venceu as carteiras antigas. Portanto, gradativamente nós temos colocado essa renovação para as pessoas”, ressalta.  

Agendamento pelo site

Devido à alta demanda, o atendimento presencial em Rio do Sul para emissão da nova identidade deve ser feito exclusivamente por agendamento pelo site. A primeira via não tem custo, como explica Bittelbrunn. “Então independente, nós temos até 2032 para transformar todas as carteiras do modelo antigo para esse modelo novo que já vem em formato digital. E dentro desses 10 anos, seja qual o momento que a pessoa for fazer essa primeira migração do sistema antigo para o sistema digital, vai ser isenta a taxa”, explica.

De acordo com a legislação, a atualização da carteira de identidade se faz necessária antes do prazo de validade quando há alteração no registro civil e por mudança das características físicas. Por fim, para quem tiver dúvidas pode entrar em contato via Whatsapp 3531-1235.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixar o App na Google Play Baixar o App na App Store