Duplicação da BR-470: lote com travessia urbana em Rio do Sul pode ser contratado ainda em novembro
Contratos para duplicação nos lotes 1, de Indaial a Apiúna, e 4, de Agronômica ao acesso a Taió, são firmados e aguardam emissão da ordem de serviço
Os primeiros contratos para os novos projetos de duplicação da BR-470 foram publicados no Diário Oficial. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) contratou as empresas responsáveis pelos lotes 1, entre Indaial e Apiúna, e 4, de Agronômica, ao acesso a Taió.
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No entanto, a execução dos projetos depende da emissão das ordens de serviço, prevista para os próximos dias. A duplicação da BR-470 é uma reivindicação da região desde 1990. De acordo com Cleber Stassun, consultor do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Rio do Sul (Codensul), diversas articulações ocorreram ao longo dos anos, incluindo reuniões com a superintendência regional do DNIT e representantes em Brasília.
Muita articulação foi feita, e nos últimos anos aqui no Codensul, nós trabalhamos bastante com a Superintendência Regional do Dnit, com a unidade local, articulando também em Brasília para que esses projetos, eles pudessem ser contratados. Então todos os oito lotes já foram licitados, dois contratados
disse Stassun.
Conforme Stassun, o lote 3, que inclui a travessia urbana de Rio do Sul, também já foi licitado e espera contratação em novembro, com ordem de serviço prevista para dezembro.
A assinatura desses dois primeiros contratos é uma sinalização extremamente importante dada pelo Dnit. Mas nós também já mantivemos contato pelo Codensul, solicitando que quanto antes os demais contratos sejam assinados. Até porque são oito lotes, oito contratos. A travessia urbana de Rio do Sul, por exemplo, ela está no lote 3, que já foi licitado, mas aguarda a contratação. Há uma previsão de que essa contratação aconteça, quem sabe ainda no mês de novembro, com a ordem de serviço emitida no mês de dezembro
explicou Stassun.
De acordo com o consultor do Codensul, existe uma previsão do DNIT de conclusão das obras em andamento entre Navegantes e Indaial, até 2026. Após essa etapa, a prioridade será executar os projetos já contratados para os lotes do Alto Vale, incluindo a travessia urbana de Rio do Sul, que possui alta demanda de tráfego.
Há uma previsão do Dnit de que as obras entre navegantes em Indaial possam ser concluídas por volta de 2026. Então, com o término dessas obras e os projetos já em desenvolvimento, nós certamente teremos uma carteira apta para a execução logo na sequência, no termo daquelas obras do Médio Vale. Temos já dialogado com o DNIT também no sentido da priorização futura da execução desses lotes. Já estamos tratando sobre a questão da travessia urbana de Rio do Sul, que há muitas demandas. É um segmento com volume de tráfego bastante alto
concluiu Stassun.
Detalhes dos projetos contratados para a duplicação da BR-470
Os oito lotes abrangem 228 quilômetros da BR-470 e, por fim, os prazos para execução variam entre 18 e 24 meses. Confira os valores e prazos de cada lote:
R$ 4.657.367,90 (18 meses, Indaial – Apiúna) – contratado (Lote 1)
Lote 2: R$ 6.780.887,60 (24 meses, Apiúna – Lontras) – licitado
R$ 4.030.000,00 (20 meses, Lontras – Agronômica) – licitado (Lote 3)
Lote 4: R$ 3.815.534,98 (18 meses, Agronômica – Taió) – contratado
R$ 2.590.236,13 (20 meses, Taió – Otacílio Costa) – licitado (Lote 5)
Lote 6: R$ 2.660.000,00 (24 meses, Otacílio Costa – BR-116) – licitado
R$ 2.604.107,14 (18 meses, BR-116 – Ponte Marombas) – licitado (Lote 7)
Lote 8: R$ 3.401.561,05 (18 meses, Ponte Marombas – BR-282) – licitado
Ouça a reportagem completa abaixo:
Felizmente saímos da paralisia do governo de direita para o governo Lula! É visível a volta de planejamento e investimentos federais também em Santa Catarina!
Faltou citar o trabalho da Deputada Federal Ana Paula Lima (PT) para a 470 voltar a ser prioridade!
Parabéns novamente ao incompetente prefeito de Rio do sul e senador …. De novo estamos atrás de outras localidades.Se isso não é incompetência não sei mais o que e….