Dragagem: profundidade do Rio Itajaí-Açu passa de 40 cm para 2 metros, afirma Estado
O trabalho já é visível em um dos pontos mais críticos, localizado entre as pontes Dom Tito Buss e Governador Ivo Silveira

Cerca de 15.064,6 metros cúbicos de sedimentos e entulhos removidos e 1.757 caminhões para transportar todo o volume. De acordo com o governo do Estado, estes são os números registrados desde o início da dragagem realizada no Rio Itajaí-Açu, em Rio do Sul.
? Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale
Por dia, cerca de 30 caminhões são responsáveis pelo transporte do material retirado com a dragagem do Rio Itajaí-Açu. O Estado alega que a transformação já é visível. Em um dos pontos, localizado entre as pontes Dom Tito Buss e Governador Ivo Silveira, na área central de Rio do Sul, conforme a Secretaria de Proteção e Defesa Civil, a profundidade do rio passou de 40 centímetros para dois metros.
A expectativa é que o trabalho garanta o fluxo mais eficiente das águas e previna inundações em períodos de chuva intensa.
Investimento e segurança para a população
A obra abrange um total de 8,2 quilômetros de extensão e é importante para evitar inundações que afetam os moradores da região. Com um investimento de R$16,2 milhões, financiados pelo Governo de Santa Catarina, as ações incluem, além da dragagem, a limpeza das margens do Rio Itajaí-Açu.
Árvores caídas, lama, areia e outros objetos que obstruem o escoamento das águas estão sendo removidos, tornando o rio mais seguro.
Dragagem: uma demanda antiga da comunidade
O secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil, Fabiano de Souza, ressaltou a importância da obra para os moradores locais.
Estamos comprometidos em entregar um rio mais seguro para a população. A dragagem do Rio Itajaí-Açu é uma demanda antiga dos moradores e um passo fundamental para evitar novas enchentes como as que ocorreram em 2023
afirmou o secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil, Fabiano de Souza.
Clima seco favorece os trabalhos
O clima tem favorecido. Desse modo, com o tempo seco das últimas semanas, as atividades puderam avançar mais rapidamente e de forma eficiente. A expectativa é de que a conclusão da obra entregue uma infraestrutura hídrica ainda mais robusta e segura para toda a região do Alto Vale do Itajaí.