Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies. Ao aceitar, você terá acesso a todas as funcionalidades do site. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de maio de 2024 Rio do Sul
  • WhatsApp Image 2024-05-07 at 08.18.56

Dragagem do rio Itajaí-Açu será supervisionada por técnicos da Defesa Civil

Segundo o secretário, tenente-coronel Fabiano de Souza, a equipe estará nesta semana em Rio do Sul


Por GCD Publicado 15/05/2024 às 16h00
Dragagem do rio Itajaí-Açu será supervisionada por técnicos da Defesa Civil
Dragagem do rio Itajaí-Açu será supervisionada por técnicos da Defesa Civil – Foto: Redação GCD

Nos próximos dias, técnicos da Defesa Civil do estado, liderados pelo tenente-coronel Fabiano de Souza, estarão em Rio do Sul para supervisionar o início dos trabalhos de dragagem no rio Itajaí-Açu, além de fornecer esclarecimentos sobre as obras na capital do Alto Vale.

📲 Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale

Dragagem de 8,2 km do rio Itajaí-Açu

Durante uma conversa realizada nesta quarta-feira, 15, o secretário, Fabiano explicou que a dragagem será realizada por escavação em um trecho de 8,2 km do rio, em vez de sucção. Então, isso envolve o uso de uma escavadeira hidráulica montada sobre uma plataforma, que estará acompanhada por duas balsas para receber o material dragado.

Inicialmente, a intervenção será de forma emergencial em pontos críticos do rio. Onde a profundidade é especialmente baixa e acessível a pé ou com veículos.

LEIA TAMBÉM

Fabiano destacou que nos próximos dias, os técnicos da Defesa Civil estarão na cidade para esclarecer dúvidas da comunidade sobre o processo de dragagem que deve começar nesta semana. A montagem das balsas já está em fase final.

Portanto, a previsão da empreiteira é de que o equipamento esteja no rio possivelmente hoje ou, no mais tardar, até quinta-feira, 16, para iniciar os trabalhos de dragagem.

Redacao-GCD4-1
Montagem dos equipamentos para a dragagem. – Foto: Redação GCD

Consórcio vencedor tem 180 dias para concluir os trabalhos

Por fim, o consórcio vencedor do processo de licitação tem um orçamento de R$16 milhões e um prazo de 180 dias para concluir os trabalhos. Assim, a dragagem será realizada em cerca de oito quilômetros ao longo do rio que passa por Rio do Sul. Portanto, as dragas são distribuídas ao longo do trecho mapeado. Então, removendo material para áreas determinadas pelo poder público municipal.

  • WhatsApp Image 2024-05-10 at 17.11.16 (1)

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixar o App na Google Play Baixar o App na App Store