DNIT realiza ajustes no trevo da Barra do Trombudo, em Rio do Sul
Intervenção no trecho elevado da BR-470 tenta corrigir problemas de geometria que dificultam manobras de carretas

O trevo de acesso à Barra do Trombudo, em Rio do Sul, segue sendo motivo de reclamação por parte dos motoristas, especialmente os que conduzem veículos de grande porte. O local passou por repavimentação e sobrelevação recentemente, mas o projeto de geometria ainda causa transtornos.
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Segundo relatos colhidos pela reportagem do Grupo de Comunicação Difusora, carretas que vêm de Laurentino e tentam acessar a BR-470 ou fazer o retorno no trevo em direção a Rio do Sul não conseguem realizar a manobra com segurança. O motivo seria a falta de ângulo no contorno. A condição obriga os condutores a invadir faixas contrárias ou atingir o meio-fio do canteiro central, estrutura que já está danificada.
Em uma das situações registradas nesta quarta-feira, uma carreta precisou ocupar as duas faixas de acesso ao trevo para conseguir completar a conversão. De acordo com os motoristas, uma possível solução seria ampliar o raio do contorno, aproveitando o espaço ainda sem ajardinamento. A medida daria mais abertura e segurança para os caminhoneiros realizarem a manobra.
DNIT reconhece falhas e atua para corrigir geometria
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) informou que a equipe de fiscalização identificou a necessidade de ajustes na geometria do trevo de acesso à localidade de Barra do Trombudo, no km 148 da BR-470. A equipe executou a obra em resposta às recorrentes enchentes na região e está executando-a nos moldes da estrutura anterior.
De acordo com o DNIT, até o próximo domingo serão concluídos os ajustes finais tanto na geometria do trevo quanto na sinalização do trecho. A expectativa é de que as alterações proporcionem mais segurança e fluidez ao tráfego, especialmente para veículos articulados.