DNIT finaliza elevação da BR-470 entre Rio do Sul e Agronômica
Trecho atingido por cheias em 2022 e 2023 foi elevado em mais de um metro para evitar novas interdições

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, o DNIT, está finalizando as obras de elevação na BR-470, entre Rio do Sul e Agronômica. As intervenções começaram no ano passado. Segundo o superintendente regional do DNIT em Santa Catarina, Alysson Rodrigues, as obras foram motivadas por eventos climáticos extremos registrados em 2022 e 2023. A condição deixou diversos pontos da rodovia interditados por vários dias.
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Tivemos eventos climáticos em 2022 e 23, foram fora das proporções vistas até então, antigamente a gente tinha uma situação de inundação das pistas provisória. No máximo 24 horas, 30, mas nesses episódios, especialmente no ano de 2023, essa situação perdurou por mais de uma semana. Carros altos conseguiam atravessar esses dois pontos, em especial o quilômetro 148 da BR-470 e no quilômetro 150
disse Alysson.
Elevação da BR-470 entre Rio do Sul e Agronômica: projeto emergencial prevê mais trechos
Alysson explica que, para evitar novas interrupções no trânsito, o DNIT desenvolveu um projeto emergencial que prevê a elevação da pista nos trechos mais críticos da rodovia.
Fizemos esse projeto de elevação que é um projeto inovador do ponto de vista de DNIT. São 30 pontos de emergência e já estamos muito próximos do final. Estamos praticamente próximos da entrega e nós estamos estimando a entrega de todos esses pontos já para a primeira quinzena do mês de maio, incluindo essas elevações no quilômetro 148, 150 também, da BR-470
explicou o superintendente.
Em alguns pontos, a elevação da pista ultrapassou um metro e meio de altura. De acordo com o superintendente, eles precisaram reforçar a estrutura da rodovia para suportar o novo nível.
Chegamos a levar cerca de um metro e meio no caso da BR-470. E perceba que na BR-470 temos uma situação mais difícil ainda porque como a gente tem uma geologia diferenciada, tratando-se de morros altos e nós temos no final desses morros uma meia encosta onde foi feita a rodovia e na sequência o rio. Então temos seixo, temos pedra, temos um material muito heterogêneo embaixo das pistas, embaixo do pavimento, e isso precisou fazer um alargamento da plataforma um pouco maior, porque a gente também não trabalha com coeficiente de segurança próximo da ruptura
afirmou Alysson.
A obra também inclui melhorias em dispositivos de drenagem, bem como, na sinalização e na geometria de rotatórias da região.
Infraestrutura, especialmente dispositivos de drenagem e sinalização e no caso específico de interseções que já estavam obsoletas por tipo de rodovia, do tipo de veículos que trafegam nas nossas rodovias. Nós, sensíveis a essa causa, fizemos aí uma alteração de geometria numa das rotatórias e já com êxito a gente já fez esse ajuste preliminar e nós temos obtido uma boa resposta da população
declarou o superintendente.
O trecho entre os trevos de Agronômica e Laurentino também recebeu nova camada asfáltica. Conforme o DNIT, eles incluíram essa etapa para aumentar a durabilidade da pista.
Isso estava bastante danificado. Isso é outra oportunidade de agregar valor à nossa obra, pois ao invés de também a gente se auferir de um contrato de manutenção para revitalizar aquele segmento, ao fazer uma nova plataforma, ao subir a rodovia, é claro que a gente tem que constituir um novo pavimento. E aí a gente já faz os parâmetros atuais de tráfego, já melhora a resiliência desse pavimento ao impacto, enfim, às intempéries, especialmente ao tráfego pesado e numeroso que a gente tem na BR-467
concluiu Alysson.
Por fim, a expectativa do DNIT é concluir todos os serviços ainda na primeira quinzena de maio, entregando uma rodovia mais segura e preparada para enfrentar as chuvas.
Ouça abaixo a reportagem completa sobre a elevação da BR-470: