Dia D de vacinação em Rio do Sul vacinou 1.062 crianças e adolescentes
A campanha de multivacinação de crianças e adolescentes iniciou em Santa Catarina no dia 14 de outubro
Na primeira semana de Campanha, 179.707 crianças e adolescentes menores de 15 anos compareceram aos postos de saúde de todo o estado para atualizar a caderneta de vacinação. Devido às cheias que afetaram Rio do Sul, as salas de vacinação foram afetadas e a campanha iniciou no dia 23, vacinando crianças e adolescentes menores de 15 anos. No “Dia D” de vacinação 1.062 vacinas foram aplicadas. Mesmo com um número significativo, o total foi abaixo do esperado.
Segundo a Técnica em Enfermagem da Vigilância Epidemiológica responsável pela imunização, Elisiane Felipe Tomiosso, a maior dificuldade enquanto vacinação é com crianças a partir dos quatro anos de idade. “Os bebês, que são as vacinas de rotina, a procura é maior. Porém a partir de uma idade sentimos um abandono significativo. A gente tem que destacar que são os pais que não trazem as crianças. Então, conseguimos atualizar bastante a caderneta de vacinação no dia D, ficamos muito felizes. Além disso, é um avanço muito grande, porque desde a pandemia a gente tem percebido que a procura por imunização caiu muito. Estamos criando estratégias para resgatar essas crianças, porque vacinas salvam vidas”, ressalta.
As vacinas ainda estão disponíveis para a população nas unidades com salas de vacina nos bairros: Barra do Trombudo, Bela Aliança, Bremer, Budag. E também no Canta Galo, Fundo Canoas, Progresso, Santa Rita e Taboão, além da Policlínica, que fica no centro. “Nosso dia D foi muito chuvoso, mas mesmo assim tivemos um público bem considerado. Os pais podem procurar uma sala de vacina para imunizar o filho e, principalmente, agora estamos no período de rematrículas. As escolas pedem a situação vacinal da criança, tem que estar em dia, então a gente está com todas essas salas abertas”, conta.