Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies. Ao aceitar, você terá acesso a todas as funcionalidades do site. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

21 de julho de 2024 Rio do Sul
  • ref_B_Unimed AV_Campanha_Laboratório_ETAPA_03_BANNER-GCD_970x250px

Detritos próximo à Ponte da Ximbica aumentam risco de alagamentos

Em Rio do Sul, assoreamento do Ribeirão Fundo Canoas com acúmulo de galhos e entulhos aumenta risco de transbordamento e interrupção do trânsito


Por GCD Publicado 21/06/2024 às 11h24
Detritos próximo à Ponte da Ximbica aumentam risco de alagamentos
Detritos próximo à Ponte da Ximbica aumentam risco de alagamentos – Foto: Redação GCD

O acúmulo de detritos nas proximidades da conhecida Ponte da Ximbica chama a atenção dos moradores do bairro Canoas, em Rio do Sul. Um “pilar de concreto” na Ponte da Ximbica, está funcionando como uma barreira artificial no meio do Ribeirão Fundo Canoas. Esse pilar acumula galhos, entulhos e outros detritos trazidos pelo ribeirão.

📲 Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale

Quando o fluxo do ribeirão aumenta, essa barreira impede a fluidez necessária da água, causando transbordamentos. Mesmo quando o nível do Rio Itajaí-Açu não está tão elevado, o Ribeirão Fundo Canoas já apresentou problemas, interrompendo o trânsito na região.

LEIA TAMBÉM

Impacto no trânsito 

Além da estrutura de concreto que acumula detritos e compromete a fluidez do ribeirão, há o assoreamento significativo do rio que cria ilhas e danifica as margens, aumentando assim os riscos de alagamentos.

Vale ressaltar que após passar pela ponte, o Ribeirão Fundo Canoas sofre um estreitamento significativo. Assim, diminui o fluxo da água e aumenta o nível do ribeirão naquela área. 

Manifestação da prefeitura

Em nota, a prefeitura declara que a Secretaria de Obras de Rio do Sul está há pelo menos um mês com um grande trabalho de limpeza e desassoreamento do Ribeirão Canoas, que atravessa todo o bairro Fundo Canoas e deságua no rio Itajaí-Açu, na região do Parque Municipal, passando pela região conhecida como Ximbica.

Essa limpeza é periódica sendo feita com objetivo de melhorar a vazão da água e a retirada de materiais que podem ficar acumulados, principalmente após a elevação do nível do ribeirão. Assim, o material depositado próximo à ponte será todo removido, conforme costumeiro após inundações.

WhatsApp-Image-2024-06-21-at-10.13.58
Detritos na ponte da Ximbica – Foto: Redação GCD
  • AmandaFM_PrimeiroLugar_BANNER_728x90

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixar o App na Google Play Baixar o App na App Store