Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies. Ao aceitar, você terá acesso a todas as funcionalidades do site. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

21 de junho de 2025 Rio do Sul

Delegacia Regional de Rio do Sul inaugura Sala Lilás


Por Cristiane Faustino Publicado 10/11/2023 às 10h49
Delegacia Regional de Rio do Sul inaugura Sala Lilás
Foto: Redação GCD

A Delegacia Regional de Polícia Civil de Rio do Sul inaugurou nesta quinta-feira, 09, a Sala Lilás. O espaço é destinado ao atendimento humanizado a mulheres, crianças, adolescentes, vítimas de violência doméstica e abusos sexuais.

O espaço fica no prédio localizado na rua Bulcão Viana 292, no Jardim América. O atendimento especializado será feito por uma equipe multidisciplinar, preferencialmente formada por mulheres. A Sala Lilás atenderá vítimas de todo o Alto Vale. Segundo a vice-prefeita de Rio do Sul, Karla Bastos Miguel, a vítima será acolhida na Sala Lilás e mantida em proteção durante este período de vulnerabilidade. “No momento que ela chega vai na sala lilás, ela vai ser acolhida, protegida e vai ter atendimento digno que toda a mulher que é vítima de violência deve ter”, conta.

A Delegada, Elisabete da Cruz Pardo, explica que a partir do momento que a vítima entra na delegacia, ela será conduzida pela polícia militar, civil ou guarda municipal, para ser acolhida na Sala Lilás. “A sala é um espaço criado com muito carinho, amor, para que ela se sinta melhor. E ainda, tenha coragem, se efetivamente, é essa decisão que ela vai tomar de se separar do seu agressor e cortar esse vínculo. Além disso, antes da sala, a mulher ficava muitas vezes próxima do agressor e nesse momento ele falava mal,  imploravam para não ser preso e até ameaças”, ressalta.

Combate à violência contra a mulher

De acordo com o delegado-geral da Polícia Civil, Ulisses Gabriel, está sendo intensificado o combate à violência contra a mulher e à qualidade no atendimento da vítima. “A qualidade passa por espaços públicos adequados que possam atender às mulheres vítimas de violência doméstica. Então, uma sala arquitetada e projetada para ser mais humana é o objetivo. As Salas Lilás estão sendo instaladas em diversas regiões e delegacias do Estado. Portanto, tem esse objetivo, ser ambiente harmonizado e humano para atender a mulher vítima de violência doméstica”, enfatiza.

A conquista ainda viabiliza diversas políticas públicas que estão se formando na região, como comenta a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Rio do Sul, Arlete de Souza. “Rio do Sul e o Alto Vale crescem nisso. Temos que trabalhar com essas questões políticas públicas. A gente sempre trabalha com todos”, relata. A sala totalmente projetada tem o intuito de efetivar direitos juntamente com o bem-estar das pessoas, complementa a Vereadora Danielle Zanella. “A Sala Lilás é uma realidade que vai atender e acolher mulheres que estão em vulnerabilidade no momento delicado de suas vidas. Mas que através desse espaço elas terão um acolhimento diferente. Por fim, esse é o nosso grande intuito efetivar direitos, sempre preocupado com o bem estar das pessoas”, finaliza.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixar o App na Google Play Baixar o App na App Store