Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies. Ao aceitar, você terá acesso a todas as funcionalidades do site. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

06 de dezembro de 2024 Rio do Sul
  • ref_a_Unimed AV_Campanha_Sala_Vacinas_BANNER_GCD_970x250px (3) (1)

Delegacia Regional de Rio do Sul inaugura Sala Lilás


Por Cristiane Faustino Publicado 10/11/2023 às 10h49
Delegacia Regional de Rio do Sul inaugura Sala Lilás
Foto: Redação GCD

A Delegacia Regional de Polícia Civil de Rio do Sul inaugurou nesta quinta-feira, 09, a Sala Lilás. O espaço é destinado ao atendimento humanizado a mulheres, crianças, adolescentes, vítimas de violência doméstica e abusos sexuais.

O espaço fica no prédio localizado na rua Bulcão Viana 292, no Jardim América. O atendimento especializado será feito por uma equipe multidisciplinar, preferencialmente formada por mulheres. A Sala Lilás atenderá vítimas de todo o Alto Vale. Segundo a vice-prefeita de Rio do Sul, Karla Bastos Miguel, a vítima será acolhida na Sala Lilás e mantida em proteção durante este período de vulnerabilidade. “No momento que ela chega vai na sala lilás, ela vai ser acolhida, protegida e vai ter atendimento digno que toda a mulher que é vítima de violência deve ter”, conta.

A Delegada, Elisabete da Cruz Pardo, explica que a partir do momento que a vítima entra na delegacia, ela será conduzida pela polícia militar, civil ou guarda municipal, para ser acolhida na Sala Lilás. “A sala é um espaço criado com muito carinho, amor, para que ela se sinta melhor. E ainda, tenha coragem, se efetivamente, é essa decisão que ela vai tomar de se separar do seu agressor e cortar esse vínculo. Além disso, antes da sala, a mulher ficava muitas vezes próxima do agressor e nesse momento ele falava mal,  imploravam para não ser preso e até ameaças”, ressalta.

Combate à violência contra a mulher

De acordo com o delegado-geral da Polícia Civil, Ulisses Gabriel, está sendo intensificado o combate à violência contra a mulher e à qualidade no atendimento da vítima. “A qualidade passa por espaços públicos adequados que possam atender às mulheres vítimas de violência doméstica. Então, uma sala arquitetada e projetada para ser mais humana é o objetivo. As Salas Lilás estão sendo instaladas em diversas regiões e delegacias do Estado. Portanto, tem esse objetivo, ser ambiente harmonizado e humano para atender a mulher vítima de violência doméstica”, enfatiza.

A conquista ainda viabiliza diversas políticas públicas que estão se formando na região, como comenta a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Rio do Sul, Arlete de Souza. “Rio do Sul e o Alto Vale crescem nisso. Temos que trabalhar com essas questões políticas públicas. A gente sempre trabalha com todos”, relata. A sala totalmente projetada tem o intuito de efetivar direitos juntamente com o bem-estar das pessoas, complementa a Vereadora Danielle Zanella. “A Sala Lilás é uma realidade que vai atender e acolher mulheres que estão em vulnerabilidade no momento delicado de suas vidas. Mas que através desse espaço elas terão um acolhimento diferente. Por fim, esse é o nosso grande intuito efetivar direitos, sempre preocupado com o bem estar das pessoas”, finaliza.

  • AmandaFM_PrimeiroLugar_BANNER_728x90

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixar o App na Google Play Baixar o App na App Store