Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies. Ao aceitar, você terá acesso a todas as funcionalidades do site. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de maio de 2024 Rio do Sul
  • WhatsApp Image 2024-05-07 at 08.18.56

Defesa Civil emite alerta a população em decorrência das chuvas


Por GCD Publicado 16/11/2023 às 11h35
Defesa Civil emite alerta a população em decorrência das chuvas
Foto: Redação GCD

Nesta semana a Defesa Civil do Estado emitiu um alerta sobre os volumes das chuvas para os próximos dias. Até a manhã desta quinta-feira, 16, em Rio do Sul choveu cerca de 50 milímetros. A partir disso, novas análises foram feitas, mas o nível do rio deve se manter dentro da cota estimada. A cota de inundação no município é de 8,5 metros e a cota de atenção é de 9,5 metros.

A cota pode ser aumentada após nova reunião do Grupo de Ações Coordenadas (GRAC) que acontece às 16h desta quinta-feira, 16. O diretor da Defesa Civil, Renato Abreu, orienta que a população se mantenha atenta.  “As pessoas devem estar atentas à cota, para que se precisarem sair podem fazer a tempo. Através da nossa Secretaria de Obras, nós estaremos trabalhando para que possamos atender da melhor maneira possível. A dificuldade também de atender de pronto a solicitação vai acontecer. Então, a gente pede a compreensão de todos”, relata. Além disso, quem precisar deve entrar em contato com o 199.

A Defesa Civil abriu quatro abrigos em Rio do Sul. Dois estão localizados no Bela Aliança, no colégio Altamir Wagner, Fundo Canoas e no Taboão. Conforme a necessidade novos abrigos serão abertos. 

Risco de deslizamentos

Com o grande volume de chuva em pouco tempo também há riscos de deslizamentos. Casos pontuais já foram registrados no município. Abreu reforça que todos fiquem atentos aos sinais. “As pessoas que residem nessas áreas que tem risco, fique atenta a qualquer tipo de inclinação de poste, árvore, rachadura em parede, em muro e água barrenta correndo em seu terreno que nunca aconteceu. Além disso outro sinal é um cheiro muito forte de terra. Tudo isso são sinais de que pode estar acontecendo à movimentação de solo, no seu terreno ou próximo dele. Por fim, qualquer sinal desses deve-se sair da sua residência”, finaliza.

  • WhatsApp Image 2024-05-10 at 17.11.16 (1)

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixar o App na Google Play Baixar o App na App Store