Defesa Civil de SC projeta novas limpezas nos rios em Lontras e Rio do Sul
Segundo o secretário Mário Hildebrandt, obras dependem de licenciamento e projetos das prefeituras

O secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina, Mário Hildebrandt, afirmou que o governo estadual está ampliando os esforços de novas limpezas nos rios em Lontras e Rio do Sul, assim como, o desassoreamento do Rio Itajaí-Açu e suas ramificações em diversos municípios do Alto Vale. As ações incluem, fora as cidades citadas, trechos próximos à BR-470, onde ocorreram deslizamentos no ano passado.
? Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale
Em Lontras, a Defesa Civil já iniciou tratativas com a prefeitura para execução da obra.
Estamos bem encaminhados com o licenciamento ambiental relacionado ao projeto JICA, o que permitirá avançar com novas melhorias no rio
destacou Hildebrandt.
Novas limpezas nos rios: obra em Rio do Sul inclui área próxima ao deslizamento
Em Rio do Sul, o foco será a limpeza do Rio Itajaí do Oeste, nas imediações do trecho afetado pelo deslizamento da BR-470 em 2024. Além disso, há previsão de intervenções no Rio Itajaí do Sul, sentido Ituporanga.
Queremos ampliar a velocidade de escoamento da água, o que já vem sendo percebido pela população. Isso reduz os riscos de cheias e melhora a fluidez do rio
afirmou o secretário.
O município de Rio do Sul, por sua vez, prepara um novo projeto para encaminhar ao governo estadual, condição necessária para liberação dos recursos.
Compensação ambiental inclui plantio de mudas e educação ambiental
Além das obras de limpeza, a Defesa Civil também realiza ações de compensação ambiental. Durante a visita, Hildebrandt participou do plantio de 100 mudas nativas como parte das contrapartidas pelos impactos ambientais das intervenções no leito do rio.
Assim, a ação envolveu escolas da região, com o objetivo de estimular a conscientização de crianças e jovens sobre a preservação dos recursos naturais.
Estamos comprometidos com o meio ambiente e com o futuro. Essa é uma forma de envolver a comunidade e formar gerações mais conscientes
concluiu o secretário.
Ouça abaixo a fala do secretário Mário Hildebrandt sobre novas limpezas: