Cota de inundação é elevada para 11 metros e de atenção para 12 metros
A cota de inundação em Rio do Sul foi elevada para 11 metros e de atenção para 12 metros. O modelo meteorológico é de baixa pressão com volume de chuva bastante significativo. A previsão era de 20 a 40 milímetros, mas, ainda na tarde desta quinta-feira, a chuva já havia batido os 100 milímetros. Cerca de 20 homens serão enviados como reforço para Rio do Sul.
O prefeito, José Thomé, comenta a importância de ativar as ajudas humanitárias por meio de doações. “As doações são importantes, seja em conta bancária das entidades ou recebimento de doação de mantimentos novamente. A ajuda humanitária permite que isso ocorra, das cidades não atingidas ajudarem as atingidas. Além disso, a gente buscar atender com competência, rapidez, agilidade, todos aqueles que precisem. Assim, todos esses municípios vão precisar de ajuda e a gente tem que acolher todos”, relata.
De acordo com o prefeito, é um período que o El Niño vem com muita força para a região sul. “Então, realmente é algo que por mais que desde ontem nós estejamos divulgando cota de inundação. Havia uma perspectiva de sexta para sábado maior, o que acabou nos pegando de surpresa mesmo. Por fim, nós já temos alguns registros, inclusive de pessoas ilhadas e algumas situações mais complexas,” finaliza.