Coordenadores de segurança escolar começam a atuar em Rio do Sul
Os coordenadores de segurança escolar começam a atuar em Rio do Sul. As 27 unidades de ensino sob responsabilidade do município passaram a contar com o serviço dos 29 monitores de segurança escolar, contratados pela prefeitura para reforçar a segurança das instituições.
Os trabalhos iniciaram nesta terça-feira, 19, e são as primeiras medidas do plano municipal de segurança escolar, como detalha a secretária de educação de Rio do Sul Janara Mafra. “Os coordenadores vão estar monitorar entrada e saída das crianças. O transporte escolar, esse movimento todo dinâmico que acontece dentro das unidades educacionais todos os dias. Somente esse ano vamos investir mais de cinco milhões para deixar as escolas mais seguras. Desde estrutura de cercas, botão do pânico e travas de segurança nas portas das unidades. Além disso, também as rodas com apoio da Guarda Municipal e Policia Militar, entre tantas outras ações”, conta.
De acordo com a secretária os coordenadores foram selecionados e treinados para cumprir a função. “Eles passaram pelo crivo da Guarda Municipal. Realizamos 40 horas de formação, além disso, analisamos se eles tinham experiência e outros pontos importantes. Na próxima quarta-feira vamos realizar reunião coletiva com gestores e coordenadores para que a gente afine o trabalho e implante o plano de segurança nas escolas”, finaliza.