Confira as mudanças e remanejamentos na educação em Rio do Sul para 2025
Mudanças visam reorganizar unidades escolares e melhorar o atendimento educacional

A Secretaria de Educação de Rio do Sul anunciou uma série de mudanças e remanejamentos na educação de turmas e unidades educacionais para o início do ano letivo de 2025. Assim, a reorganização busca otimizar a ocupação das escolas e proporcionar mais qualidade no ensino e no atendimento aos estudantes.
📲 Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale
Planejamento para o ano letivo
Durante reunião com a equipe interna e diretores, conduzida pela secretária de Educação, Viviane Knihs Brandt, foram apresentados os ajustes previstos. O vice-prefeito Garibaldi Antônio Ayroso, o Gariba, também participou do encontro e destacou a importância do trabalho integrado para alcançar melhorias na educação municipal.
O ano letivo para os alunos começa em 10 de fevereiro. Antes disso, em 5 de fevereiro, os professores serão recebidos para um momento de integração e apresentação. No dia 6, participarão da abertura oficial do ano letivo promovida pela Amavi, em Ibirama. Já em 7 de fevereiro, as equipes escolares estarão dedicadas à organização interna para receber os alunos.
Principais mudanças e remanejamentos de turmas
Entre as mudanças e remanejamentos na educação anunciadas, destaca-se a reabertura do Centro Educacional Aníbal de Barba, no bairro Canta Galo. A unidade passará a atender turmas do pré ao 9º ano, absorvendo alunos atualmente matriculados no CE Daniel Maschio, que, a partir de 2025, ficará exclusivo para a educação infantil, de 0 a 4 anos.
CE Daniel Maschio (Barra da Itoupava): manterá somente a educação infantil (0 a 4 anos).
CE Aníbal de Barba (Canta Galo): atenderá estudantes do pré ao 9º ano, com contraturno para alunos do 1º ao 5º ano.
Escola Modelo Ella Kurth (Rainha): receberá atividades de contraturno para estudantes do 6º ao 9º ano das unidades Aníbal de Barba e Sebastião Back.
CE Sebastião Back (Santana): continuará atendendo o ensino fundamental (1º ao 9º ano), bem como, com contraturno na Escola Modelo Ella Kurth.
CEI Canta Galo: focará no atendimento ao berçário e maternal, para crianças de 0 a 3 anos.
Diálogo com a comunidade
Conforme Viviane Knihs Brandt, a equipe elaborou o planejamento em diálogo com a comunidade escolar.
Conversamos com as APPs das unidades e com os pais para garantir que as mudanças fossem compreendidas e atendessem às necessidades locais. O consenso foi essencial para implementar este processo com segurança e antecedência
afirmou a secretária.
As medidas, conforme a secretária, buscam organizar melhor as unidades escolares e atender às demandas de cada comunidade, otimizando os espaços e garantindo qualidade no ensino e nos serviços prestados.