Concurso Literário Manoel Karam abre inscrições para estudantes de Rio do Sul
Alunos do Ensino Fundamental e Médio podem participar com contos e poemas de tema livre

Estão abertas as inscrições para o Concurso Literário Manoel Karam 2025, voltado a estudantes de Rio do Sul. A iniciativa chega à sua sétima edição e tem como objetivo incentivar a produção de contos e poemas por alunos do 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ao 3º ano do Ensino Médio, matriculados em escolas públicas e privadas do município.
📲 Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 7 de julho (domingo), por meio do site www.prosacult.com/karam, onde também está disponível o edital completo.
Produções autorais em duas categorias
O tema da edição é livre e as obras devem ser autorais. Desse modo, cada participante pode se inscrever com um texto por categoria, sendo uma produção em prosa (conto) e outra em poesia (poema).
De acordo com os organizadores, o concurso busca fomentar a leitura, a escrita criativa e o protagonismo estudantil. Ademais, valoriza o trabalho de professores que atuam com práticas de incentivo à literatura em sala de aula.
Concurso literário Manoel Karam: iniciativa tem apoio cultural e histórico na cidade
A realização do concurso é da Associação de Escritores do Alto Vale do Itajaí e da Prosacult Editora e Produtora Cultural. A edição 2025 conta com patrocínio do Prêmio Nodgi Pellizzetti de Incentivo à Cultura, por meio do Sistema Municipal de Cultura, da Fundação Cultural e da Prefeitura de Rio do Sul.
Na edição anterior, os vencedores foram premiados durante a Feira do Livro de Rio do Sul. Em 2024, também foi lançada a coletânea Concurso Literário Manoel Karam – As cinco primeiras edições, reunindo contos e poemas de alunos. Johan Henryque, Jonas Felácio Júnior e Adriano Lucas organizaram a obra. A publicação é da editora Prosacult. O projeto teve apoio da Lei Paulo Gustavo e do Ministério da Cultura.
Homenagem a um autor riossulense

O concurso homenageia Manoel Carlos Karam, escritor, dramaturgo e jornalista nascido em Rio do Sul (1947), reconhecido por sua linguagem inovadora e estilo provocador. Karam iniciou sua trajetória literária com o livro Sexta-feira da semana passada (1972) e acumulou diversas obras de destaque, como Cebola (1996), vencedora do Prêmio Cruz e Sousa, bem como, Sujeito oculto (2004). Faleceu em Curitiba, em 1º de dezembro de 2007.
Em sua cidade natal, Karam já foi tema da Feira do Livro de Rio do Sul, do projeto Identidade da Escrita e da exposição OK – Ocupação Karam, promovida pela Design Produções. Por fim, parte de sua obra está disponível na Biblioteca Pública Municipal.
Concurso Literário Manoel Karam 2025
Quem pode participar: Alunos do 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental, bem como, estudantes do 1º ao 3º ano do Ensino Médio, de escolas públicas e privadas de Rio do Sul
Inscrições: Até 7 de julho
Edital e inscrição: www.prosacult.com/karam