Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies. Ao aceitar, você terá acesso a todas as funcionalidades do site. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

26 de fevereiro de 2024 Rio do Sul
  • REF1_Unimed AV_Banner_Portal_GCD_BannerDesk (1)

Combustível: como render mais? 


Por GCD Publicado 15/09/2023 às 11h43

Combustível: como render mais? Nesta sexta-feira, 15 de setembro, é dia do consumidor, por isso, traremos algumas dicas para saber mais sobre o seu carro e o combustível utilizado no abastecimento.  De acordo com Gilberto Pose, coordenador de combustível da Shell, o consumidor pode pedir uma testagem nos postos de gasolina para evitar problemas com o automóvel posteriormente. “Eles são regrados pela ANP, Agência Nacional do Petróleo. Todos os postos têm que possuir provetas (vidros na bomba de combustível), onde a gente consegue identificar visualmente a cor e a aparência do combustível”, conta.

Como saber se a densidade está na medida certa?

Segundo Gilberto é possível medir na proveta a densidade do combustível que deve estar dentro de certo valor. “Para a gasolina, o mínimo são 715 quilos por metro cúbico. O etanol tem uma faixa de variação de densidade. Eu consigo também, através de uma proveta menor, de 100 mililitros, avaliar quanto de álcool anidro está presente naquela gasolina que eu estou comprando. O álcool anidro no Brasil, ele é regrado em 27%, mais ou menos um de volume, que está contido dentro da gasolina. A única forma de extrair esse álcool de dentro da gasolina é com água. Então, eu pego essa proveta, coloco lá 50 mililitros de gasolina, 50 mililitros de água, faço umas agitações suaves e ocorre a extração”, conta.

Vale lembrar que somente um combustível de qualidade não é suficiente para o bom funcionamento do carro, mas que algumas revisões são necessárias. Mas a pergunta que fica é: combustível: como render mais? “O ideal é que consumidores procurarem por postos de qualidade, postos de bandeira, solicitar os testes. Além disso, observar sempre o comportamento do veículo, fazer as revisões, trocar os filtros, as velas, fazer as regulagens necessárias, manter os pneus calibrados. Se eu vou na estrada, eu fecho os vidros para não ter aquele arraste pelo deslocamento. Tudo isso me influencia em economia de combustível. Para além de colocar o melhor combustível, extrair desse melhor combustível todo o benefício que ele pode dar,” finaliza.

  • AmandaFM_PrimeiroLugar_BANNER_728x90 (1)

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixar o App na Google Play Baixar o App na App Store