Coletivo Kxote celebra 10 anos com exposição e festival de hip-hop
Grupo de Rio do Sul une moda, arte urbana e cultura de rua em projeto cultural

O coletivo Kxote, de Rio do Sul, celebra 10 anos de atuação com uma exposição gratuita e um festival de hip-hop no mês de maio. A mostra acontecerá na Galeria de Arte Arno Georg da Fundação Cultural de Rio do Sul, de 5 a 30 de maio, das 8h às 20h. Ela reunirá quadros, gravuras, grafites, camisetas, objetos e intervenções visuais. Além disso, o festival contará com apresentações de rap, DJ e B-Boys de várias cidades de Santa Catarina.
? Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale
A programação cultural é resultado de projetos contemplados pelos editais da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB – Lei nº 14.399/2022), bem como, do Prêmio Nodgi Pellizzetti de Incentivo à Cultura. Ambos contam com recursos do Governo Federal, da Fundação Cultural e da Prefeitura de Rio do Sul.
Um coletivo que movimenta a economia criativa
O Kxote surgiu há 10 anos a partir da união de amigos identificados com a cultura urbana e com o desejo de se expressar por meio da música, do skate e do graffiti. Desde 2015, o grupo atua na produção de eventos culturais e na criação de uma marca própria de camisetas, com estilo urbano como essência.
Conforme explica o artista visual e grafiteiro Guilherme Carlini Piazera, o Pique, o nome do coletivo faz referência ao caixote de madeira usado em pistas de skate e no transporte de tintas e materiais de graffiti.
É um símbolo que representa a gente. E assim surgiu a ideia de transformar as nossas habilidades em arte, com estampas autorais
afirma.
Coletivo Kxote: streetwear com propósito social

A proposta do Kxote vai além da moda. Conforme o artista visual, designer e grafiteiro Lucas Brito, o Trapo, o grupo utiliza o streetwear como linguagem artística e como ferramenta de engajamento social.
O hip-hop é um dos gêneros mais ouvidos do mundo. O skate, por sua vez, é amplamente praticado. A Kxote é uma marca alinhada a essa cultura e também ao lado social do movimento
destaca.
Atualmente, o coletivo reúne cerca de 10 profissionais, entre artistas, designers, músicos, produtores e grafiteiros. As camisetas são vendidas exclusivamente no e-commerce próprio (kxote.com.br) e nas redes sociais, no perfil @kxoteoficial.
Coletivo Kxote: da marca à estamparia
Com o crescimento da marca, o coletivo criou a Revide Estamparia, formalizada como empresa e comandada pelos designers e serígrafos William Lottin e Gabriel Figueiredo. A Revide é parceira da Kxote no desenvolvimento de estampas, assim como, na produção de camisetas, ampliando a atuação do grupo na economia criativa.
Projetos culturais no Alto Vale e em SC

Além da moda, a Kxote realiza projetos culturais em diversas cidades do Alto Vale do Itajaí e de Santa Catarina. Entre os destaques em Rio do Sul estão o Válvula de Escape, que teve sua terceira edição em 2024, o Go Skate Day e a Under Feira. Em Ituporanga, o coletivo promoveu a Intervenção de Rua, enquanto em Trombudo Central desenvolveu o projeto “Nunca é Tarde para a Arte”, com oficinas de graffiti e serigrafia para idosos, em parceria com o CRAS.
Outro destaque recente foi o Serigraffiti, realizado em março, com oficinas na Fundação Cultural de Rio do Sul e na sede do coletivo. O projeto também foi contemplado pelo edital Aldir Blanc.
Exposição Kxote – 10 anos
Visitação: 5 a 30 de maio
Horário: 8h às 20h
Local: Galeria de Arte Arno Georg da Fundação Cultural de Rio do Sul, na Rua Rui Barbosa, nº 204, no bairro Budag
Classificação: livre