Cinco casas são interditadas pela Defesa Civil de Rio do Sul
Segundo nota, a Defesa Civil de Rio do Sul registrou pelo menos 56 ocorrências no município, causadas pela chuva entre quinta e sexta-feira. Com volume pluviométrico que supera os 180 milímetros em 48 horas, o município teve em torno de 40 deslizamentos de terra, além de quatro quedas de árvores, duas quedas de muros, quatro notificações por rachaduras em paredes e enxurradas.
Cinco casas foram interditadas pela Defesa Civil nesta sexta-feira, 17, sendo três no Boa Vista e duas no Laranjeiras. A rua Humaitá, também no Boa Vista, está fechada para a passagem de veículos por apresentar fissuras.
Outra rua que está interditada é a Evaldo Volkman, no bairro Taboão. A estrada, que é uma via do interior da Serra Taboão, teve movimentação e há risco de queda de árvores. Os motoristas não podem passar pelo local até nova avaliação da Defesa Civil.
Confira como ficou uma das residências após queda:
Orientações para a população
A Defesa Civil reforça algumas medidas de segurança e conduta para evitar problemas, incômodos e acidentes neste momento de enchente na cidade:
- Deixe as ruas livres para os veículos de segurança ou as pessoas que realmente precisam fazer a retirada de seus pertences, assim também evitando o turismo de enchente.
- Não utilize canoas, botes ou outros tipos de formas de locomoção em locais alagados. Ainda mais se não tiver experiência e instrumentos de segurança como coletes.
- Evite transitar com veículos ou até mesmo a pé em áreas alagadas. Afinal, elas podem conter rachaduras, buracos, valos que podem causar danos e risco aos transeuntes.
- Se sair de casa, desligue o gás, o disjuntor de eletricidade e o relógio de água.
- Não deixe lixo em áreas que podem ser alagadas. Leve para locais mais altos e deposite na rua quando a coleta for regularizada.
- Ao sair de casa, não esqueça de remédios, principalmente os de uso contínuo ou receitas médicas de medicamentos importantes, além de equipamentos de saúde de uso pessoal.
- Tenha cuidado com os animais de estimação. Não os deixe presos em casa ou na corrente. Leve-o junto se precisar sair. Assim, se não tiver como, deixe-o solto.
- Tenha empatia. Desse modo se puder, ajude o vizinho, o amigo, o colega de trabalho.
- Emergências acionar a Defesa Civil pelo 199.