Cerca de 100 animais são resgatados por equipe especializada de MG
Desde a semana passada, um grupo especial vem atuando em Rio do Sul. Eles atuam no atendimento de animais que estão vulneráveis, abandonados e podem ser prejudicados pelo nível da água em algumas regiões da cidade. Através de voluntários, Corpo de Bombeiros, a APAD, o setor de Bem Estar Animal e uma equipe especializada de resgate vinda de Belo Horizonte (MG), quase 100 cães e gatos já foram resgatados desde quarta-feira da semana passada.
Os pedidos de resgate devem ser feitos pelo telefone 199 da Defesa Civil. A prioridade é retirar aqueles que podem ser atingidos por enchentes ou estão presos nos imóveis. Porém a demanda tem sido muito alta. A orientação é que o morador que sair de casa, leve o animal de estimação junto ou, em últimos casos, não o deixe preso em casa. Além disso, os abrigos de Rio do Sul aceitam a vinda de animais, que são instalados do lado de fora.
Adote um animal
Os animais resgatados e que não tem o dono identificado, são encaminhados para lares temporários já cadastrados pelo setor de Bem Estar Animal. Entretanto, a demanda é muito alta e pede-se ajuda da comunidade que puder abrigar tanto um gato ou cachorro resgatado. Por fim, quem puder procurar a APAD para verificar um animal para adoção, pode conferir a lista nas redes sociais da instituição.