CE Daniel Maschio passa por reestruturação após cheias

Durante as cheias que atingiram a região do Alto Vale do Itajaí entre outubro e novembro muitas unidades escolares foram afetadas e estão em processo de restauração. Na última cheia 650 crianças e estudantes ficaram longe das unidades educacionais e tiveram que ser realocadas. Na rede municipal, foram fechados de forma definitiva os CEI’s Titio Karan, do Canoas e Belmarli da Silva, ao lado do Hermann.
A Secretária de Educação de Rio do Sul, Janara Mafra, comenta que será um ano de desafios. “Nós temos um ano com bastantes desafios, principalmente na parte do ensino. Deste a aprendizagem das crianças, nós tivemos avaliações internas, as quais demonstraram um atraso desde a pandemia, onde as crianças na fase de alfabetização foram prejudicadas. Tiveram ensino online, ficou comprovado, que a sala de aula nesta fase de alfabetização, principalmente, ela é de suma importância. Então, temos programado reforço, apoio escolar, para corrermos atrás desse prejuízo na aprendizagem e podermos pôr as nossas crianças e adolescentes dentro de toda essa programação de ensino, que é preconizada pelo Ministério da Educação”, relata.
O CE Daniel Maschio, na Barra da Itoupava, também foi desativado. Segundo a secretária, a unidade passa por uma reestruturação. “A escola ficou bem deteriorada, ali quando dá uma enchente baixa, já não tem mais saída, não tem pra onde levar os mobiliários, os equipamentos. É dinheiro público, nós não podemos perder, temos que ter um preparo pra tirar essas coisas quando vem enchente. As crianças já estavam nos seus lugares, já tínhamos encaminhado todos. Então, agora eu vou fazer uma reunião com aquela comunidade. Para então ver quem realmente precisa, que quer ficar lá naquele espaço, educação infantil ou só o ensino fundamental”, finaliza.