Candidatos poderão se inscrever em curso de formação para vereadores
Realizado pelo Observatório Social de Rio do Sul o curso será gratuito e presencial

O Observatório Social de Rio do Sul para este ano eleitoral está elaborando um curso de formação para os candidatos a vereadores. O curso deve ser anunciado ainda em janeiro para início em fevereiro. As aulas serão divididas em cinco encontros de forma presencial. O objeto é que o candidato a vereador tenha conhecimento dos processos da câmara.
O presidente do Observatório Social de Rio do Sul, Tiago Pisetta, comenta sobre a importância de investir em qualificação para os candidatos. “O vereador tem duas funções bastante claras, uma é fazer as leis, que demanda entender do processo jurídico, um pouco de direito e Constituição Federal. Então, tem que entender um pouco como funciona a legislação para ele fazer uma lei. Se ele não entender o mínimo, como é que ele vai fazer uma lei ou ler um projeto de lei e aprovar ou não”, conta.
De acordo com ele a outra função do vereador é auditar, conferir as contas públicas, a ação do Executivo. “No curso também nós vamos ensinar eles a acessar o portal da transparência. Então, essa é uma das funções, particularmente eu entendo que seja uma das principais funções do vereador e que normalmente a gente não vê o vereador fazendo tanto assim o monitorar o Executivo”, ressalta.
Auxílio para a população
Segundo Tiago, o certificado de formação ajudará também a população na hora de votar. “O candidato vai sair para o pleito eleitoral dele durante a campanha com um certificado de formação. Então, a população de Rio do Sul vai olhar para aquele candidato e vai ver qual tem e qual que não tem o certificado de formação e vai poder optar em votar no candidato que está mais preparado ou não, tecnicamente. Então vai ajudar também a população de Rio do Sul a escolher e qualificar um pouco mais os candidatos que queiram”, explica.
Além disso, o planejamento do Observatório Social é que após as eleições seja elaborado um novo curso, com conteúdos similares, mas agora para os assessores.