Campanha Maio Amarelo é encerrada com ações voltadas à conscientização no trânsito em Rio do Sul
Blitzes educativas destacaram que desacelerar também é um cuidado com a vida

A campanha Maio Amarelo foi encerrada nesta semana com ações voltadas à conscientização no trânsito em Rio do Sul. Promovida pelas forças de segurança, incluindo a Guarda Municipal, a mobilização teve como tema “Desacelere – Seu bem maior é a vida”, destacando que o cuidado vai além de reduzir a velocidade nas vias.
? Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale
Atenção é principal alerta nas abordagens educativas
Conforme a comandante da Guarda Municipal, Luciméri Bernardes da Silveira, os motoristas abordados durante as blitzes educativas foram receptivos e demonstraram surpresa com a própria falta de atenção no trânsito.
Durante o mês de maio trabalhamos com a campanha, o Movimento Maio Amarelo, com o tema Desacelere, Seu Bem Maior é a Vida. Todos os abordados, durante as nossas blitzes educativas, foram bem receptivos, deram atenção, pararam, se mostraram surpresos com a falta de atenção realmente que eles tinham para esse tema, com o trabalho de todas as instituições, vendo todos unidos ali em prol desse tema. Desacelere é em todos os sentidos, tanto para o pedestre, tanto para o ciclista, quanto para o condutor do veículo, porque a gente anda tão focado hoje lá na frente, esquece de tomar cuidado com o presente, até atravessar uma faixa de pedestre
disse Luciméri.
Uso do celular segue como risco comum nas vias
Um dos principais pontos observados pelas equipes durante as ações foi o uso do celular por condutores. De acordo com Luciméri, muitos motoristas se distraem ao enviar mensagens ou até mesmo ao checar notificações rápidas.
Dá uma seguradinha, deixa para ver o celular depois que tu olhou se o carro realmente vai te dar preferência. O motorista também não atenda o celular, deixa para ver aquela mensagem depois. O maior significado do movimento, né? É desacelerar. É tentar trazer essa reflexão para o pessoal de que o índice de acidentes muitas vezes ele é tão grande assim por falta de atenção. Pela pressa
comentou Luciméri.
Campanha Maio Amarelo em Rio do Sul: registro de infrações mesmo sem abordagem
A comandante alerta ainda que os motoristas devem ficar atentos: infrações observadas pelos agentes podem gerar multas mesmo sem a necessidade de abordagem. Caso um guarda municipal flagre uma conduta irregular, ele pode registrar o auto de infração e o condutor receberá a notificação posteriormente em casa.
Ouça abaixo a reportagem completa sobre a campanha Maio Amarelo: