Campanha arrecada quase 4 mil pacotes de absorventes para instituições de Rio do Sul
Ação promovida pela Unidavi envolveu todos os campi da universidade e beneficiou mulheres em situação de vulnerabilidade

A campanha Dignidade Feminina, promovida pelo Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí (Unidavi) durante o mês de março, arrecadou 3.910 pacotes de absorventes. A iniciativa contou com a participação de estudantes, professores e colaboradores dos campi de Rio do Sul, Ituporanga, Presidente Getúlio e Taió. Os itens foram destinados a três instituições da cidade: o Lar da Menina, Casa de Assis e para um projeto Centro Educacional Prefeito Luiz Adelar Soldatelli (Ceplas).
? Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale
Realizada no mês de março até 11 de abril, a campanha fez parte das ações voltadas ao Dia Internacional da Mulher. A proposta teve como foco atender mulheres em situação de vulnerabilidade social, bem como, promover dignidade e bem-estar por meio do acesso a itens básicos de higiene.
Educação e empatia marcaram a mobilização social
De acordo com a vice-reitora e pró-reitora de Ensino da Unidavi, professora Patrícia Pasqualini Philippi, a campanha despertou empatia e engajamento na comunidade acadêmica.
É uma campanha muito importante, envolve todos os nossos acadêmicos, envolve os nossos professores, coordenadores, a gestão, envolve a comunidade no sentido de trazer à tona esse sentimento de empatia, de generosidade, de compaixão, de entender que a gente não vive aqui isoladamente, a gente vive em coletividade. E quão importante é estender a mão, o quão importante é trazer um pouco de dignidade, de conforto, de afago para aquelas pessoas que mais sofrem, para aquelas pessoas que mais precisam
disse Patrícia.
Patrícia também informou que a einsituição ampliará a iniciativa nos próximos meses. A universidade pretende arrecadar fraldas geriátricas e, no mês de outubro, realizará uma nova campanha voltada à doação de fraldas infantis, em alusão ao Dia da Criança.
Educação menstrual também ganha espaço nas escolas
No Ceplas, uma das instituições beneficiadas, a campanha fortaleceu o projeto de educação menstrual já existente. De acordo com a professora Djanna Zita Fontanive, a escola utiliza “caixas higiênicas” para disponibilizar absorventes às alunas.
Na nossa escola, inclusive, a gente tem um projeto chamado de educação menstrual com caixa higiênica. Nas caixas higiênicas são colocados os absorventes que são utilizados por todas as meninas da escola. E, além disso, também quando, no caso dessa campanha, a gente vai buscar também distribuir para que elas possam estar levando para casa, atendendo também as outras mulheres que estão em suas casas. Esse é um tema necessário, é algo urgente porque diz respeito à saúde
explicou Djanna.
Instituições reconhecem impacto da ação solidária da campanha Dignidade Feminina
O diretor-geral do Lar da Menina, Patrick Münzfeld, elogia a iniciativa e ressalta sua importância para a rotina da entidade.
Olha muito importante, bem bacana esse trabalho social aqui por parte da unidade, dos estudantes, enfim, professores, colaboradores. Hoje nós temos bastante meninas no Instituto Lar da Menina aqui de Rio de Sul, também será dividido com os demais lares aqui do Alto Vale, que os lares Mover Caminhos que a gente tem na região. Então fica a nossa gratidão, nosso muito obrigado e realmente isso faz a diferença para a instituição e para as meninas que nós temos acolhidas hoje
declarou Patrick.
Além da contribuição social, os estudantes que participaram da campanha receberam horas complementares.
Ouça abaixo a reportagem completa sobre a campanha Dignidade Feminina: