Câmera de monitoramento multará motoristas que desrespeitarem limite de altura no túnel do Canoas
A medida tem como objetivo limitar a passagem de veículos com altura superiores a 3,30 metros

A Prefeitura de Rio do Sul anunciou a instalação de câmeras de monitoramento para autuar motoristas que tentarem passar pelo túnel do Fundo Canoas e pelo viaduto da Estrada Boa Esperança, no bairro Progresso, com veículos acima da altura permitida. Assim, a fiscalização será aplicada independentemente de haver danos às estruturas.
📲 Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale
Reforço na fiscalização com câmera de monitoramento após novos incidentes
O município tomou a decisão após dois casos recentes de desrespeito à sinalização. No dia 4 de fevereiro, um caminhão tentou atravessar o túnel do Fundo Canoas, arrancando o limitador de altura e comprometendo a segurança da passagem. No mesmo dia, um motorista avançou pela área restrita do viaduto na Estrada Boa Esperança, danificando a placa de sinalização. A Guarda Municipal lavrou a notificação e aplicou a multa prevista.
O Departamento de Trânsito da Prefeitura também acionou a Procuradoria Jurídica do Município para cobrar as despesas geradas pelo dano ao patrimônio público.
DNIT aguarda duplicação da BR-470 para intervir
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) afirmou que realizará intervenções no túnel do Fundo Canoas apenas durante as obras de duplicação da BR-470. Enquanto isso, a Prefeitura decidiu reforçar a fiscalização com a instalação de câmeras, que registrarão infrações automaticamente e aplicarão multas.
Nova sinalização e penalidades para infrações
Além das câmeras, a Prefeitura irá instalar uma nova placa de sinalização na Estrada Boa Esperança, limitando a passagem de veículos com altura superior a 3,30 metros. Desse modo, a medida visa preservar a infraestrutura e garantir a fluidez do tráfego.
De acordo com o artigo 231, inciso 4, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), as autoridades consideram a infração grave, resultando em uma multa de R$ 195,23 e na perda de 5 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Com tanto dinheiro que foi investido dava pra ter feito uns 4 túneis . Parem de jogar dinheiro fora e bora fazer um novo . Nosso dinheiro não e lixo .