CAM promove programação alusiva ao Aleitamento Materno em Rio do Sul
Eventos iniciam no dia 1º de agosto e seguem até o dia 7; as vagas são limitadas

CAM promove programação alusiva ao Aleitamento Materno em Rio do Sul. Eventos iniciam no dia 1º de agosto e seguem até o dia 7, as vagas são limitadas.
📲 Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale
A campanha Agosto Dourado simboliza a luta pelo incentivo ao aleitamento materno. A cor está relacionada ao padrão de ouro de qualidade do leite, que é o principal alimento dos bebês até os seis meses de vida. Pensando nisso, o Centro de Atendimento à Mulher (CAM) de Rio do Sul irá promover a partir do dia 1º de agosto, a Semana Mundial do Aleitamento Materno, conforme explica a enfermeira e coordenadora do CAM, Caroline Soster.
“Este mês é considerado tão importante para nós porque trabalhamos com gestantes e puérperas sobre amamentação. Ele foi instituído por uma lei nacional, a Lei 13.435 de 2017, que designa todo o mês de agosto como o Agosto Dourado para incentivar a amamentação. O Agosto Dourado também serve para concretizar a Semana Mundial do Aleitamento Materno, instituída assim em 1990 pela Organização Mundial da Saúde e pela Unicef, que ocorre de 1º a 7 de agosto. Portanto, durante todo o mês, incentivamos e lutamos para fornecer informações de qualidade às mães sobre aleitamento materno e amamentação“, conta.
LEIA TAMBÉM
Atividades no CAM
Todas as atividades voltadas às mamães e aos bebês estão programadas para acontecerem no CAM, localizado no bairro Santana. No entanto, segundo Caroline, apenas no sábado, 03, ocorre um evento alusivo ao Agosto Dourado, na Praça Ermembergo Pellizzetti, no Centro da cidade.
“Começando já no dia primeiro, que é quando inicia a Semana Mundial do Aleitamento Materno, teremos assim um workshop de shantala, uma massagem que as mães aprendem a fazer nos bebês. No dia 2, haverá uma dança afetiva, que envolve toda a questão do vínculo entre a mãe e o bebê, ou algum parente próximo. No dia 3, teremos um grande evento alusivo ao Agosto Dourado na Praça. Este evento será em conjunto com o Hospital Regional. Estaremos ali nós e o GAM , a sala de apoio à amamentação do Hospital Regional, dando então informações e acolhendo as mães que tenham alguma dúvida sobre a amamentação. No dia 5, teremos a auriculoterapia e no dia 7, uma roda de conversa com a psicóloga sobre as questões psicológicas da primeira infância, destacando assim a importância do acolhimento da rede para o desenvolvimento psicológico da criança“, ressalta.
Por fim, as inscrições para as atividades já estão disponíveis, porém as vagas são limitadas. Caroline reforça que as interessadas precisam entrar em contato com o CAM via telefone ou WhatsApp.
“Então, queremos convidar todas as gestantes, puérperas e mamães para que venham com seus bebês ao CAM e participem da nossa programação. Preparamos uma programação muito bonita, especialmente pensada para as mamães e os bebês. Todas as atividades terão inscrições prévias devido ao número limitado de vagas. Podem entrar em contato com o CAM via telefone ou WhatsApp pelo número 3525-3586. Passaremos todas as informações necessárias e realizaremos as inscrições para esta semana tão especial”, comenta.
Confira a programação completa sobre Aleitamento Materno
1° de agosto – 13h30
- Workshop Shantala (Técnicas de massagem para os bebês)
- Massoterapeuta Simone Schmidt
2 de agosto – 14h
- Dança Afetiva Mamães e Bebês (Técnica de danças com bebês)
- Prof. de Dança Maísa Lindner
3 de agosto – 9h
- Evento alusivo ao Agosto Dourado
- Local: Praça Ermembergo Pellizzetti – Centro
- Orientações e atividades
- Evento do CAM e o GAM – HRAV
5 de agosto – 13h30
- Auriculoterapia para melhorar a amamentação e para alívio dos sintomas de ansiedade e estresse das mamães
- Enf° Vânia Feltrin
7 de agosto – 14h
- Roda de Conversa sobre Nascimento Psicológico do Ser Humano: Como surge uma criança ferida dentro de nós? Ou um adulto forte e feliz?
- Psicóloga Neusa Franco Schneider