Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies. Ao aceitar, você terá acesso a todas as funcionalidades do site. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

21 de fevereiro de 2024 Rio do Sul
  • ref_a_unimed_AV_banners_INSTITUCIONAL (2)

Cadela Luna é acionada para primeira busca e encontra vítima em 10 minutos


Por Cristiane Faustino Publicado 25/10/2023 às 09h01
Cadela Luna é acionada para primeira busca e encontra vítima em 10 minutos
Foto: Corpo de Bombeiros

Cadela Luna é acionada para primeira busca e encontra vítima em 10 minutos. Nesta terça-feira, 24, o binômio — dupla entre bombeiro militar e cão de busca do batalhão de Rio do Sul— formado pelo sargento Marcos Vieira e a cadela Luna, foi acionado pela primeira vez para buscas. No início de outubro, eles receberam certificação.

A equipe acionou a dupla para prestar apoio às equipes de Gaspar e Blumenau na busca por um homem de 18 anos. O jovem estava desaparecido desde sexta-feira, 20 de outubro. As câmeras de segurança de uma residência em Gaspar avistaram a vítima pela última vez, quando ela se dirigia às trilhas em uma área de mata. Montanhistas e atletas de ciclismo utilizam o local.

Os bombeiros militares de Gaspar já atuavam no local desde o início da manhã, quando o binômio se juntou aos trabalhos. Com isso, após definição da área de atuação pelo comando da operação, o sargento Vieira e a Luna seguiram acompanhados de um guia e um bombeiro comunitário. As buscas começaram às 12h.

Já no deslocamento, Luna apresentou sinais de interesse pelos ambientes que margeavam a trilha. Assim, o sargento Vieira conduziu para ela explorar as áreas laterais, ainda inexploradas por cães de busca. 

Com pouco mais de 10 minutos de busca, com uma varredura de aproximadamente  15.000 m² de área, a cadela apresentou alteração de comportamento e se dirigiu para a mata. Em seguida, emitiu o alerta treinado por meio de latidos por localizar a vítima, sem vida, cerca de 30 metros mata adentro.

O posto de comando informou o óbito e acionou a Polícia Civil e a Polícia Científica.

Cadela é a primeira da raça a receber certificado para busca e resgate

A conquista é do binômio sargento Marcos Vieira e Luna, do 15º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM). A cadela Luna passou pela prova de certificação que ocorreu durante o Seminário Nacional de Bombeiros (SENABOM), realizado em Gramado, entre os dias quatro e seis de outubro.

A prova realizada pela Liga Nacional de Bombeiros Militares (LIGABOM) consistiu em uma busca rural por pessoas, na modalidade de varredura de área. O sargento relata como são feitas as certificações. “As provas de certificação hoje são nacionais e incluem uma série de provas. Essas provas medem a concentração, a estabilidade emocional, a tranquilidade do cão. Ele não pode ser um cão agressivo, por exemplo e também a tensão que ele tem ao trabalho durante as fases de avaliação. Então, ela é composta por provas de obediência, direcionamento e obstáculos, onde é verificado o desenvolvimento físico, motor do cão e observado se ele consegue executar os exercícios. Além disso, se não hesita em realizá-los e se faz com alegria”, conta.

Luna, com 18 meses, é a primeira cadela da raça Pastor Belga Malinois certificada no Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina. Por fim, na corporação, os cães certificados são das raças Labrador, Braco Alemão e Rastreador Brasileiro.

  • AmandaFM_PrimeiroLugar_BANNER_728x90 (1)

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixar o App na Google Play Baixar o App na App Store