C-Level Meeting conecta lideranças e impulsiona setor de tecnologia em Rio do Sul
Primeira edição no Alto Vale reuniu empresários, autoridades e representantes da Acate

Rio do Sul sediou a primeira edição do C-Level Meeting no Alto Vale do Itajaí. O evento foi promovido pela Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), em parceria com o Polo Regional da entidade na região e com o Núcleo de Tecnologia da Informação (NIAVI) da Associação Empresarial de Rio do Sul (ACIRS). A programação ocorreu no Espaço Baviera e reuniu 55 participantes, entre executivos do setor, autoridades municipais e lideranças de grandes empresas.
? Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale
A iniciativa busca aproximar o setor tecnológico de outros segmentos econômicos, bem como, promover a troca de experiências e incentivar a adoção de soluções inovadoras.
Acate projeta crescimento e maior interiorização do setor
O vice-presidente de Marketing da Acate, Walmoli Gerber Jr., explicou que o objetivo do evento é fortalecer os polos regionais de inovação em Santa Catarina.
O C-Level Meeting é uma nova iniciativa que vamos levar a diferentes cidades do estado para consolidar o ecossistema. Em Rio do Sul, reunimos lideranças de empresas de diversos portes, mostrando que a tecnologia tem avançado rapidamente na região e pode influenciar diretamente na competitividade, crescimento e internacionalização dos negócios
afirmou.
C-Level Meeting: painel debateu estratégias de fidelização de clientes
A programação contou com uma apresentação de Moacir Marafon, vice-presidente de Talentos da Acate, que compartilhou os dados do Mapeamento de Demandas e Perfil de Talentos do Setor de Tecnologia de Santa Catarina. O estudo prevê a contratação de cerca de 100 mil profissionais até 2027. Marafon também agradeceu às empresas do Alto Vale que participaram da pesquisa, contribuindo com a construção de políticas voltadas à qualificação do setor.
Na sequência, o painel “Clientes no centro: estratégias para encantar e fidelizar” abordou práticas voltadas à experiência do consumidor. A mediação ficou por conta de Santiago Edo, CEO da Harmo e diretor do Polo Regional da Acate na Grande Florianópolis. Assim, participaram ainda Ryane Dutra, gerente de Relacionamento da Effecti, e Ana Paula Córdova, líder de Sucesso do Cliente da Apresenta.me.
Inovação impulsiona arrecadação em Rio do Sul
Conforme o diretor do Polo Regional Acate-Niavi/Acirs, Tarcisio Bonessi Junior, o encontro fortalece laços entre as empresas de tecnologia e os setores tradicionais da economia local.
Foi uma manhã dedicada a ampliar conexões e demonstrar como as soluções desenvolvidas no Alto Vale podem beneficiar negócios de todas as áreas
explicou.
O secretário de Desenvolvimento Econômico de Rio do Sul, Giovane Honorato de Carvalho, ressaltou o papel do município na promoção da inovação, citando iniciativas como o Centro de Inovação Norberto Frahm.
Estamos acompanhando um crescimento significativo do setor, refletido na arrecadação do ISS. Rio do Sul integra um movimento de transformação econômica já consolidado em cidades como Florianópolis, Joinville e Blumenau
afirmou.
Entre 2019 e 2023, a arrecadação do Imposto Sobre Serviços (ISS) de base tecnológica em Rio do Sul cresceu 460%, passando de pouco mais de R$ 1 milhão para R$ 4,6 milhões. Atualmente, a cidade conta com 280 empresas do setor. Por fim, em todo o Alto Vale do Itajaí, são 530 negócios ativos na área de tecnologia.