Bombeiros de Rio do Sul realizam treinamento para resgate em inundações
Capacitações em novembro aprimoraram técnicas para operações em enchentes e correntes de água
O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) em Rio do Sul realizou, em novembro, três edições do Treinamento de Busca e Resgate em Inundações e Enxurradas (TBRIE). As atividades, realizadas em rios de Rio do Sul e Aurora, buscaram ampliar o conhecimento técnico e prático dos bombeiros para situações de alagamentos, enchentes e correntezas.
📲 Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale
O treinamento teve como objetivo garantir mais eficiência, assim como a segurança nas operações de resgate, essenciais em uma região frequentemente impactada por eventos climáticos extremos.
Formação continuada para excelência
De acordo com o tenente-coronel Rafael Fortunato Camilo, comandante do 15º Batalhão de Bombeiros Militar, a formação contínua da corporação é fundamental para a atuação em cenários críticos.
Esses treinamentos são de extrema importância para manter o efetivo capacitado e pronto para atender eventos adversos, tanto no Alto Vale do Itajaí quanto em outras regiões do estado, onde o 15º Batalhão é chamado para prestar apoio
explicou o comandante.
Técnicas abordadas no treinamento de resgate em inundações
As oficinas práticas abrangeram uma ampla variedade de habilidades, como:
- Inspeção e manutenção de conjuntos de reboque e embarcações;
- Amarração e manuseio de embarcações, incluindo entrada e retirada da água;
- Resolução de panes em motores;
- Condução de embarcações a motor e a remo;
- Natação ofensiva e defensiva em correnteza;
- Resgate com isca viva e arremesso de cabo;
- Liberação do “rabo de macaco” em situações de emergência.
Os bombeiros também treinaram simulações de busca de vítimas em enchentes, bem como, priorizando segurança e eficiência nas operações.
Contexto regional e atuação
Entre 2023 e 2024, Rio do Sul enfrentou 11 episódios de enchentes, com diferentes níveis de gravidade. Desse modo, em 2023, o município registrou a segunda maior cheia de sua história, com o Rio Itajaí-Açu atingindo 13,04 metros. Assim, em todas essas ocorrências, o CBMSC atuou diretamente para proteger e resgatar a população.