Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies. Ao aceitar, você terá acesso a todas as funcionalidades do site. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

20 de julho de 2025 Rio do Sul

Audiência pública debate soluções para mitigar cheias no Alto Vale

Encontro é aberto à comunidade e ocorre nesta terça-feira, 25, no IFC de Rio do Sul, a partir das 18h30


Por GCD Publicado 25/06/2024 às 13h25
Audiência pública debate soluções para mitigar cheias no Alto Vale
Audiência pública debate soluções para mitigar cheias no Alto Vale – Foto: Vicente Schmitt Agência AL

Nesta terça-feira, 25, acontece uma audiência pública no Instituto Federal Catarinense (IFC) de Rio do Sul que visa debater soluções para mitigar as cheias no Alto Vale. Proposto pelo suplente de deputado, Rodrigo Preis (PT), o encontro é aberto à comunidade e começa às 18h30.

? Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale

Rodrigo Preis substituiu o deputado estadual Padre Pedro (PT), que se licenciou por 30 dias para tratar de interesse particular. Preis, ex-prefeito de Rio do Campo e agricultor, se comprometeu a defender políticas públicas voltadas à agricultura familiar catarinense durante seu período como suplente.

Audiência Pública em Rio do Sul

Após encerrar sua atuação temporária no Parlamento Catarinense, Rodrigo Preis irá promover a audiência pública no Instituto Federal Catarinense (IFC) em Rio do Sul. Sendo assim, o evento discutirá soluções sustentáveis para a emergência climática, com o apoio da comunidade na busca por minimizar os impactos das enchentes no Alto Vale.

LEIA TAMBÉM

A proposta da audiência pública foi apresentada e aprovada por unanimidade na reunião da Comissão de Turismo e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). Preis destaca a importância da audiência pública e os temas que serão abordados. 

“Como nós agricultores podemos contribuir com isso? Existem várias técnicas que a agricultura pode contribuir com esse processo. Nas nossas reivindicações é que o governo coloque mais políticas públicas à disposição da agricultura familiar para que a gente possa contribuir para assegurar essas águas dentro das propriedades. Por exemplo, práticas conservacionistas, como plantio direto, terraceamento, enfim, tem várias práticas, toda uma questão de estruturação do solo com matéria orgânica raízes, esse solo vai ter mais preparado e vai absorver mais água também. Vamos debater sobre a questão da cidades”, comenta;

Preis enfatiza que especialistas estarão presentes para ouvir as demandas e sugestões da comunidade.

“A comunidade pode vir dar essa sugestão, então, é muito importante a participação de toda a comunidade. Não que a gente é contra as barragens, as outras práticas elas são muito interessantes e precisam ser feitas e já foram debatidos muitas vezes. Então, agora quais são as práticas importantes, que a gente pode fazer para que a sociedade possa contribuir para resolver esse problema das enchentes. Mas, também precisamos de investimentos, e políticas públicas voltadas para esse tema”, comenta.

Defesa dos Interesses da Comunidade

Rodrigo Preis, como mais uma voz do Alto Vale na Assembleia Legislativa, reforça seu compromisso com a defesa dos interesses da comunidade e dos agricultores. Por fim, ele busca levar as reivindicações locais para a esfera legislativa, garantindo que as necessidades da região sejam atendidas e que políticas eficazes sejam implementadas.

“Uma luta muito grande que é ligar o Alto Vale com Planalto Norte Catarinense. Tem a região de Vidal Ramos até Brusque também, assim, como Petrolândia até BR-282. Isso ajudaria para desafogar a BR-470. A nossa a função é levar essas reivindicações para o governo do estado. Para que ele possa, assim, ter esse olhar especial pra nossa região. E quem sabe um dia a gente ter essas tão sonhadas obras, para que o desenvolvimento possa vir mais pra nossa região. Também as manutenções daquelas rodovias que já existem, bem como, as ligações entre as cidades, que são necessárias para que a gente possa desenvolver a região”, finaliza.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixar o App na Google Play Baixar o App na App Store