Antes de instalação de câmera, motorista atinge sinalização em túnel
Nova barreira vai aplicar multa de mais de R$130 e quatro pontos na CNH para quem desrespeitar as regras de trânsito
Antes da instalação da câmera OCR (reconhecimento óptico de caracteres), em menos de 24 horas após a instalação da placa de sinalização nas proximidades do túnel de acesso ao Fundo Canoas, um caminhão atingiu a estrutura. O incidente aconteceu na tarde desta terça-feira, 03, em Rio do Sul.
📲 Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale
A tecnologia, de acordo com o chefe da Divisão de Trânsito, José Floriano Rodrigues, permitirá a identificação automática de veículos que ultrapassarem a altura permitida de 3,30 metros, facilitando a aplicação de penalidades.
Permite a leitura automática das placas dos veículos e já notifica automaticamente. Esse tipo de dispositivo vai ser utilizado para garantir que o pessoal não faça o contorno indevido no local, já que a gente vai ter que fazer a remoção de um pedaço da contenção de transferência de via que existe no momento no local, liberando assim o desvio para os caminhões que adentrarem no local com altura máxima acima do que está determinado na bandeira.
conclui José Floriano Rodrigues.
A nova sinalização no túnel de acesso ao Fundo Canoas multará motoristas que insistirem em passar sem ter a altura máxima permitida. A Prefeitura de Rio do Sul instalou um equipamento sonoro, que tem como objetivo impedir que veículos de grande porte acabem batendo contra a estrutura do túnel.
Altura permitida e penalidades
A altura máxima é de 3,30 metros. Dessa forma, quem infringir as orientações pode ser multado em R$ 130,16 e quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
A nova sinalização no Fundo Canoas inclui uma placa indicativa com bandeira móvel na altura máxima permitida. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), artigo 94, os motoristas devem respeitar as limitações de peso, altura e largura das vias.
Aqueles motoristas que não cumprirem as normas, vão estar sujeitos a multa. José enfatiza a importância da medida para evitar acidentes e melhorar o fluxo de veículos.
O não cumprimento desse artigo gera uma infração média no artigo 187 do CTB, que sujeita a penalidade e a retenção do veículo também
alerta José Floriano Rodrigues, chefe da Divisão de Trânsito.
O dispositivo instalado, segundo José, é uma placa luminosa e altamente visível, projetada para alertar os motoristas sobre a altura máxima permitida de forma clara e eficaz. Portanto, garante maior segurança e deve evitar possíveis acidentes.
Esse luminoso vai ficar aceso a todo o momento, durante 24 horas, vai chamar bastante a atenção e tende a inibir o acesso desse pessoal na área. Além disso, futuramente vamos implantar uma placa de desvio e abrir um desvio à esquerda no local.