Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies. Ao aceitar, você terá acesso a todas as funcionalidades do site. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

13 de fevereiro de 2025 Rio do Sul
  • Imagem do WhatsApp de 2025-01-29 à(s) 15.22.38_8fb9d15a

Animais silvestres são resgatados na área urbana de Rio do Sul


Por Cristiane Faustino Publicado 29/09/2023 às 15h02
Animais silvestres são resgatados na área urbana de Rio do Sul
Foto: Departamento de Meio Ambiente

Animais silvestres são resgatados na área urbana de Rio do Sul. O Projeto Resgate e Soltura, parceria com o Departamento de Meio Ambiente, Guarda Municipal e com a Associação Ambientalista Pimentão faz o resgate de animais.

Recentemente foram feitos dois resgates. Enquanto uma cobra-cipó foi retirada de dentro de uma escola, um tamanduá-mirim foi encontrado no perímetro urbano, no bairro Fundo Canoas. Após o resgate, os animais foram avaliados e soltos em uma área adequada para que possam voltar a desempenhar o seu papel ecológico no ambiente.

Para a bióloga da Associação Ambientalista Pimentão, Taciane Lippel, o projeto de resgate e soltura está diretamente ligado à educação ambiental. “É importante falar também sobre esse projeto. A gente o vê como uma excelente oportunidade para educar o público sobre a importância da conservação da vida selvagem. É sempre válido destacar que prender, caçar, matar qualquer espécime da nossa fauna silvestre é crime ambiental, está previsto por lei. Então, não devemos recolher esses animais nem criá-los em casa”, conta.

Na avaliação dos animais são verificadas lesões e necessidade de reabilitação. Caso não haja, o animal é encaminhado para a soltura imediata. Já aqueles  que apresentem algum problema são encaminhados para os centros de triagens, que contam com uma equipe multidisciplinar de veterinários, para receber assistência médica antes de serem devolvidos para a natureza. “Estamos implementando esse Projeto Resgate e Soltura, em parceria com o Departamento de Meio Ambiente, com a Guarda Municipal e com a Associação Pimentão. E, atualmente, é importante destacar que estamos realizando os trâmites legais para, juntamente com o Ibama, viabilizar duas áreas de soltura de animais silvestres em Rio do Sul”, ressalta.

Vale ressaltar que existem riscos associados à manipulação de animais silvestres, por isso a necessidade de se realizar por um órgão competente.

  • AmandaFM_PrimeiroLugar_BANNER_728x90 (1)

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixar o App na Google Play Baixar o App na App Store