Alunas de Rio do Sul representam a cidade na etapa regional do Concurso de Oratória
Lara Beatriz Melo Silva e Yasmin Patel Ribeiro irão a Chapecó no mês de setembro

Na semana passada aconteceu a final da etapa local Concurso Oratória nas Escolas 2024, em Rio do Sul. Desenvolvido pela JCI Brasil, o concurso tem como meta estimular o estudo e reflexão dos jovens, assim como a mobilização da sociedade, sobre temas de relevância mundial.
📲 Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale
O concurso reúne alunos das escolas municipais, estaduais e particulares que estejam cursando o 8º e 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ao 3° ano do Ensino Médio, em categorias distintas. Com o tema “o futuro da educação: como a inteligência artificial vai mudar a forma que aprendemos”, as alunas que representação a capital do Alto Vale na etapa regional são: Lara Beatriz Melo Silva da Unidavi na categoria ensino fundamental e Yasmin Patel Ribeiro do IMA pelo ensino médio.
LEIA TAMBÉM
Preparação para o concurso
Yasmim comenta sobre a preparação para o concurso. “Escrevendo o tema, depois passou pelas nossas professoras que foram a Caroline, Lígia e com a Dani também, que fizeram as modificações que precisava. Depois foi só ensaio, os gestos tinham que se adequar no que a gente estava falando, decorar para poder ser uma apresentação mais harmoniosa”, relata.
Lara Beatriz Melo Silva participou pela primeira vez do concurso e já passou pela etapa regional e representará Rio do Sul em Chapecó no dia 02 de setembro. Na ocasião, Yasmim e Lara irão competir contra os finalistas dos estados do sul (SC, PR e RS). Conforme a professora de língua portuguesa do Colégio Unidavi, Viviane Steinheiser Burger, a oportunidade vai além do aprimoramento acadêmico, ela exercita o pensamento crítico e a autoconfiança.
“Vai muito além de desenvolver ou aprimorar as habilidades de falar em público. Ele cria um ambiente em que os estudantes podem cultivar a liderança o pensamento crítico e principalmente a autoconfiança. O momento de estar em um palco falando pra pessoas desconhecidas é incrível. A participação nessa competição, estimula os jovens a se tornarem cidadãos ativos e engajados, promovendo não apenas o aprimoramento acadêmico, mas, também o crescimento pessoal. Além de tudo isso, ele abre assim novas portas para oportunidades, que podem ampliar as perspectivas e os alcances. Fazendo com que eles cheguem em outros lugares, pessoas e aprimorem as suas jornadas educacionais e pessoais”, comenta.
Por fim, na etapa local, 25 escolas participaram do Concurso de Oratória. Foram impactados diretamente cerca de 1.500 alunos e um total de aproximadamente 4 mil estudantes indiretamente.