Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies. Ao aceitar, você terá acesso a todas as funcionalidades do site. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

20 de julho de 2025 Rio do Sul

Altas temperaturas e período de férias alertam para cuidados com pets


Por Cristiane Faustino Publicado 12/01/2024 às 14h03
Altas temperaturas e período de férias alertam para cuidados com pets
Foto: Freepik

Com o período de férias, muitas pessoas se programam para aproveitar a família e os amigos no litoral e só levam na bagagem as roupas e a vontade de curtir o descanso merecido. No entanto, para um outro grupo de pessoas, que têm pets, além da curtição, acende o alerta para os cuidados com os animais de estimação nesta época mais quente do ano.

Pensando nisso, o diretor do Setor de Bem Estar Animal de Rio do Sul, André Mantoanelli, traz algumas dicas para manter os peludos saudáveis nas viagens. “Se for viajar, leve os seus animais, não os deixe em casa, sempre com vacina e caixa de transporte se for pegar o ônibus. E também agora no calor, tomar muito cuidado em sempre manter a água fresca. Além disso, ter o ambiente ou o abrigo do animal em um local com sombra. Essas são algumas dicas bem importantes para a gente poder manter também o bem-estar do animal”, conta.

Já aqueles que não conseguem levar os pets junto na viagem, se programem. Deixem os animais em lugares bem arejados e frescos, com alimentação e muita água, para que eles possam se hidratar. A recomendação é que, familiares ou amigos se responsabilizem nesse período de férias. Assim, para garantir a segurança dos pets até que os tutores retornem das férias.

No entanto, caso a comunidade veja animais que foram deixados expostos no calor, sem alimentação, sem água e sem os cuidados mínimos, que entrem em contato com os órgãos competentes e denunciem. “Se você ver qualquer causa de maus tratos, entre em contato com a polícia se for em flagrante. Se for algo mais investigativo, que requer coleta de provas, testemunhas, você pode abrir um boletim de ocorrência junto à delegacia de Polícia Civil”, finaliza.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixar o App na Google Play Baixar o App na App Store