Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies. Ao aceitar, você terá acesso a todas as funcionalidades do site. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

18 de junho de 2025 Rio do Sul

Água acumulada em terreno baldio preocupa moradores

Comunidade do bairro Barra Itoupava convive com proliferação de insetos, ratos e outros animais atraídos pela água represada.


Por Cristiane Faustino Publicado 07/02/2024 às 18h39
Água acumulada em terreno baldio preocupa moradores
Foto: Redação GCD

Moradores da Travessa Emílio Trevisan no bairro Barra Itoupava em Rio do Sul, vivenciam, há meses, uma situação complicada. É que com o período de chuvas que o Alto Vale enfrentou recentemente, em um terreno baldio, se formou o que parece ser uma grande lagoa. A água acumulada não tem vazão e invade outras propriedades. Além disso, a condição favorece a proliferação de insetos, ratos e outros animais atraídos pela água represada.

O morador, Joacir Ferreira, explica que a preocupação dos moradores é com o risco da proliferação de doenças. “Está criando bastante mosquito, pernilongo pode proliferar mais doenças, afetar a população em geral, não só aqui do bairro. Pode acabar afetando outras regiões também. Tem bicho, pato, rã, sapo, tem tudo quanto é tipo de animal”, conta.

Joacir comenta que o problema já é antigo, mas que a situação está piorando com o passar do tempo. “Na verdade já acontece faz bastante tempo. Até essa casa que tinha aqui foi arrancada porque já acumulava água. Agora, depois da situação da enchente, entupiu a tubulação que tem atrás os terrenos. O meu vizinho falou que faz tempo que já não é feita a limpeza dessa tubulação. Agora está acumulando e essa água simplesmente não sai. Qualquer chuvinha que dá já fecha a rua e inunda tudo. Quando chove bastante, chega a pegar na parte do terreno de traz, a gente não consegue mais limpar o terreno”, ressalta.

Comunicado da prefeitura

Segundo a assessoria de comunicação da Prefeitura de Rio Sul, a Vigilância Epidemiológica do município já tem conhecimento da situação e está em contato com o proprietário do terreno para regularização. Além disso, um serviço da secretaria de obras também está sendo agendado, para facilitar o escoamento da água represada. No entanto, ainda não tem data prevista.

Receba as notícias em primeira mão. Entre em nossa comunidade do WhatsApp.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixar o App na Google Play Baixar o App na App Store