Julgamento que pede cassação de mandato de Jorge Seif será retomado em novembro
Após pedido de vista, TRE-SC adia julgamento sobre cassação do mandato do senador Jorge Seif. Nesta quinta-feira, 26, o Pleno do TRE-SC iniciou o julgamento da Ação de Investigação Judicial Eleitoral proposta pela coligação “Bora Trabalhar” (Patriota/PSD/União) e do PSD de Santa Catarina. Eles atribuem a prática ilícita de abuso de poder econômico ao senador Jorge Seif Junior e seus dois suplentes, Hermes Klann e Adrian Rogers Censi, além dos empresários Luciano Hang e Almir Manoel Atanázio dos Santos.
A ação acusa os réus de cessão irregular de helicóptero para transporte e participação em eventos. É apontado ainda o uso da estrutura material e pessoal de uma rede de lojas para veiculação de campanha. Outro fa e financiamento irregular de propaganda eleitoral por parte de uma entidade sindical durante evento na cidade de São João Batista.
A relatora do processo, desembargadora Maria do Rocio, votou pela improcedência da ação e a inelegibilidade dos réus por oito anos, inclusive dos empresários envolvidos. Na sequência, o juiz Otávio José Minatto acompanhou a relatora em manter o senador no cargo e não lhe imputar inelegibilidade.
Por fim, os demais quatro integrantes do Pleno do TRE-SC que votariam na sequência apresentaram pedido de vista. Com isso, o julgamento foi suspenso e retornará à pauta no dia 7 de novembro.