Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies. Ao aceitar, você terá acesso a todas as funcionalidades do site. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de maio de 2024 Rio do Sul
  • WhatsApp Image 2024-05-07 at 08.18.56

Aprovado relatório que facilita contratação na agricultura

O texto segue agora para a análise da Comissão de Finanças e Tributação


Por GCD Publicado 26/10/2023 às 16h11
Aprovado relatório que facilita contratação na agricultura
Foto: Assessoria de Imprensa

A Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira, 25, o relatório favorável do deputado Rafael Pezenti (MDB) ao Projeto de Lei que amplia de 120 para 240 dias no ano a possibilidade de contratar mão de obra para agricultura familiar – sem perder a condição de segurado especial. 

“Atualmente, se o produtor exceder este número, ele perde aquele mísero salário mínimo a que tem direito na aposentadoria. Depois de tanto contribuir durante uma vida inteira”, explica Pezenti. 

O texto ainda altera a legislação para admitir a contratação de empresas de trabalho temporário por parte dos pequenos produtores, também sem perder a condição de segurado especial, o que atualmente é proibido. 

De acordo com dados do Censo Agropecuário de 2017, do IBGE, o campo emprega mais de 15 milhões de trabalhadores. “A produção agrícola é um dos setores que mais cresce no Brasil e representa 25% do nosso PIB. Mesmo assim, os produtores ainda encontram muitas dificuldades para contratar empregados, sempre esbarrando em uma burocracia desnecessária”, justifica o relator do texto.

O texto segue agora para a análise da Comissão de Finanças e Tributação.

  • WhatsApp Image 2024-05-10 at 17.11.16 (1)

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixar o App na Google Play Baixar o App na App Store