Aprovado relatório que facilita contratação na agricultura
O texto segue agora para a análise da Comissão de Finanças e Tributação

A Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira, 25, o relatório favorável do deputado Rafael Pezenti (MDB) ao Projeto de Lei que amplia de 120 para 240 dias no ano a possibilidade de contratar mão de obra para agricultura familiar – sem perder a condição de segurado especial.
“Atualmente, se o produtor exceder este número, ele perde aquele mísero salário mínimo a que tem direito na aposentadoria. Depois de tanto contribuir durante uma vida inteira”, explica Pezenti.
O texto ainda altera a legislação para admitir a contratação de empresas de trabalho temporário por parte dos pequenos produtores, também sem perder a condição de segurado especial, o que atualmente é proibido.
De acordo com dados do Censo Agropecuário de 2017, do IBGE, o campo emprega mais de 15 milhões de trabalhadores. “A produção agrícola é um dos setores que mais cresce no Brasil e representa 25% do nosso PIB. Mesmo assim, os produtores ainda encontram muitas dificuldades para contratar empregados, sempre esbarrando em uma burocracia desnecessária”, justifica o relator do texto.
O texto segue agora para a análise da Comissão de Finanças e Tributação.