Jogos Paralímpicos de Paris 2024 começam nesta quarta-feira; veja onde assistir
Cerimônia de abertura será na Champs-Élysées; Brasil busca campanha histórica
Os Jogos Paralímpicos de Paris 2024 começam nesta quarta-feira, 28, às 15h (horário de Brasília), com uma cerimônia de abertura no coração da capital francesa. Assim como nos Jogos Olímpicos, o evento ocorrerá fora de um estádio. Desta vez, a cerimônia será realizada ao longo da icônica Avenida Champs-Élysées, com 4.400 atletas de 184 delegações desfilando em direção à Place de la Concorde, a maior praça de Paris.
📲 Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale
Onde assistir
Os Jogos Paralímpicos de Paris 2024 não terão transmissão pela TV aberta. A cerimônia de abertura será transmitida ao vivo pelo canal Sportv2 (TV fechada), pela plataforma Globoplay (streaming). E também pelo canal oficial do Comitê Paralímpico no YouTube.
Modalidades com participação brasileira
De acordo com a Agência Brasil, o Brasil inicia sua participação nos Jogos Paralímpicos de Paris com o objetivo de realizar a campanha mais vitoriosa de sua história. Para alcançar essa meta, o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) enviou para a França a maior delegação brasileira já registrada, com um total de 280 atletas.
Desses, 255 são atletas com deficiência, acompanhados por 19 guias (18 para o atletismo e 1 para o triatlo), três calheiros de bocha. Além disso dois goleiros de futebol de cegos e um timoneiro de remo.
LEIA TAMBÉM
O objetivo do Brasil é superar as campanhas dos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro (2016) e de Tóquio (2020), em que o país conquistou um total de 72 medalhas em cada edição. As chances de uma campanha histórica em Paris são grandes, já que o Brasil estará representado em 20 das 22 modalidades paralímpicas: atletismo, badminton, bocha, canoagem, ciclismo. Bem como esgrima em cadeira de rodas, futebol de cegos, goalball, hipismo, halterofilismo, judô, natação, remo, tênis em cadeira de rodas. Além disso, taekwondo, tênis de mesa, tiro com arco, tiro esportivo, triatlo e vôlei sentado.
As únicas modalidades sem representantes brasileiros serão o basquete em cadeira de rodas e o rúgbi em cadeira de rodas.