Fesporte realiza vistoria técnica para os Parajasc em Rio do Sul

De 27 de maio a 1º de junho, a capital do Alto Vale vai receber pela primeira vez, a 18ª edição dos Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc) de Rio do Sul. Nos seis dias de evento são esperados mais de 2 mil paratletas com diferentes deficiências (física, intelectual e auditiva) e de mais de 100 municípios. Na manhã desta quarta-feira, 07, uma equipe técnica da Federação Catarinense de Esporte (Fesporte) esteve em Rio do Sul e realizou a vistoria em alguns espaços esportivos e também para definir algumas adequações, caso for necessário.
O gerente de esportes de participação da Fesporte, William Scheffer Santos, conta que, a principal preocupação é a acessibilidade dos locais. “A gente sabe que os locais de competição em Rio do Sul são excelentes. Sediaram os jogos recentemente, Jogos Abertos, então, isso a gente não tinha dúvida nenhuma. Portanto, a nossa questão é justamente essa, de verificar a acessibilidade, banheiros acessíveis, rampas de acesso e essas questões pertinentes ao segmento paradesportivo”, explica.
Locais visitados
Entre os locais visitados, ginásios, estádio, Esporte Clube Concórdia, pista de atletismo e o Centro de Eventos Hermann Purnhagen, onde deve acontecer a abertura dos Parajasc, conforme detalha William. “Ele atende com excelência as nossas demandas, banheiros acessíveis, estacionamento, acessibilidade para chegar nos locais. Então é um excelente local que deve acontecer as modalidades da bocha paraolímpica, talvez o tênis de mesa também. A gente está verificando a abertura, muito provavelmente vai ser nele. Porque o Centro de Eventos tem bastante espaço e a gente pode estar acomodando mais alguma modalidade aqui também. O município em si, já foi aprovado pelo Conselho de Esporte de Santa Catarina. Mas locais, dependendo do tipo de adaptação que for necessário, ele pode fazer parte, sem dúvida”, ressalta.
Entre as modalidades que serão disputadas na capital do Alto Vale estão o atletismo, bocha, bocha paralímpica, tênis de mesa, futsal, handebol em cadeira de rodas, judô, goalball, natação, ciclismo e xadrez. Até hoje, a competição é referência no país por revelar diversos talentos do paradesporto nacional. Por fim, muitos atletas inclusive utilizam a competição para conquistar índices e marcas nacionais e até internacionais.
Receba as notícias em primeira mão. Entre em nossa comunidade do WhatsApp.