Votação final do Oscar 2025 começa e tem filme brasileiro na disputa
Processo de escolha dos vencedores segue até 18 de fevereiro

A votação final para definir os vencedores do Oscar 2025 começa nesta terça-feira (11). Nesta edição, o Brasil retorna à premiação após 26 anos de ausência, com o filme “Ainda Estou Aqui”, indicado em três categorias, incluindo Melhor Filme.
📲 Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale
O grande destaque da premiação deste ano é “Emília Pérez”, que lidera as indicações com 13 nomeações. A cerimônia do Oscar está marcada para 2 de março.
Como funciona a votação do Oscar?
A escolha dos indicados acontece por votação entre os membros de cada categoria. Atores, por exemplo, votam nas categorias de atuação, diretores votam em direção e assim por diante.
Entretanto, na etapa final, todos os membros ativos da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas podem votar em todas as categorias, incluindo Melhor Filme.
LEIA TAMBÉM
Sistema de “voto preferencial” para Melhor Filme
Diferente das demais categorias, a escolha do Melhor Filme segue um modelo chamado “voto preferencial”, no qual os votantes classificam os indicados em ordem de preferência, do 1º ao 10º lugar.
O vencedor precisa alcançar 50% ou mais dos votos. Caso nenhum filme atinja esse percentual na primeira rodada, o filme com menos votos é eliminado, e assim seus votos são redistribuídos para a segunda escolha dos votantes. Esse processo continua até que um filme conquiste a maioria absoluta dos votos.
Até quando ocorre a votação do Oscar 2025?
O período de votação para definir os ganhadores vai de 11 a 18 de fevereiro. Assim, com “Ainda Estou Aqui” na disputa, o Brasil tem uma de suas melhores oportunidades de conquistar um prêmio no Oscar em quase duas décadas.