Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies. Ao aceitar, você terá acesso a todas as funcionalidades do site. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

06 de outubro de 2024 Rio do Sul
  • ref_a_Unimed AV_Campanha_Sala_Vacinas_BANNER_GCD_970x250px (1)

Superlua azul pode ser vista nesta segunda em todo o Brasil

Fenômeno raro só voltará a ocorrer em 2037 e promete encantar observadores


Por Giulia Bibow Publicado 19/08/2024 às 15h08
Superlua azul pode ser vista nesta segunda em todo o Brasil
Superlua azul pode ser vista nesta segunda em todo o Brasil – Foto: Auridan Trindade

Agosto continua emocionante para os observadores do céu noturno. Na noite desta segunda-feira, 19, a Superlua Azul iluminará o céu do Brasil. A última vez que um evento lunar desse tipo ocorreu foi em agosto de 2023, e as próximas Superluas Azuis estão previstas apenas para 2037.

📲 Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale

Aproximadamente um quarto de todas as Luas cheias são Superluas, enquanto apenas 3% das Luas cheias são Luas Azuis.

O que é uma Superlua?

As chamadas Superluas são os maiores e mais brilhantes eventos lunares do ano. Elas acontecem quando a Lua se encontra no ponto mais próximo da Terra, uma vez que sua órbita ao redor do planeta é elíptica, não circular. Segundo a NASA, esse ponto é conhecido como perigeu da Lua, quando o satélite está a uma distância média de cerca de 363.300 quilômetros da Terra.

Existem definições variadas para Superluas. Noah Petro, chefe do laboratório de Geologia Planetária, Geofísica e Geoquímica da NASA, explica que uma Lua cheia que está pelo menos 90% no perigeu é frequentemente descrita como uma Superlua. Quando a Lua está mais próxima da Terra em sua órbita, ela pode parecer até 14% maior e 30% mais brilhante do que quando está no apogeu, a cerca de 405.500 quilômetros da Terra.

Captura de tela 2024-08-19 150209
Superluas são visíveis a olho nu – Foto: Fábio Barros/Agência Estado

Superluas são visíveis a olho nu e não requerem um local específico para visualização. Shannon Schmoll, diretora do Planetário Abrams na Universidade Estadual de Michigan, afirmou que, se o céu estiver livre de nuvens, será possível ver o fenômeno claramente. Como as Superluas são 30% mais brilhantes que as Luas cheias comuns, elas são mais facilmente detectáveis.

LEIA TAMBÉM

Próximas Superluas em 2024

As Superluas restantes de 2024 ocorrerão em 18 de setembro, 17 de outubro e 15 de novembro. Além disso, a Superlua de setembro também será um eclipse lunar parcial, o que significa que a Terra lançará sua sombra sobre parte da Lua. “Mas é parcial, então não será tão óbvio para um observador”, disse Petro.

No entanto, a maior e mais brilhante Lua do ano nascerá em outubro. “A Lua estará, na verdade, cerca de 100 quilômetros mais próxima da Terra em 17 de outubro”, acrescentou Petro.

  • AmandaFM_PrimeiroLugar_BANNER_728x90

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixar o App na Google Play Baixar o App na App Store