Nave espacial que levava cinzas do elenco de Star Trek se choca com a Terra hoje
A missão enfrentou problemas técnicos
A Peregrine, nave espacial que levava as cinzas do elenco de Star Trek, se choca com a Terra nesta quinta-feira, dia 18 de janeiro. A missão também carregava instrumentos científicos da NASA.
Esta nave foi a primeira desenvolvida para um pouso lunar privado na história e deveria pousar no satélite natural em 23 de fevereiro. A missão enfrentou problemas técnicos logo após a separação do topo do foguete da United Launch Alliance. Em resumo, engenheiros identificaram dificuldades no módulo de pouso para manter os painéis solares alinhados com o Sol, o que gastou muito combustível e inviabilizou a ida à Lua.
Financiada com US$118 milhões pela NASA, a Peregrine faz parte do programa Artemis. Entretanto, uma segunda missão, a Nova-C, está prevista para fevereiro, em parceria com a empresa Intuitive Machines.
Nave cai no Pacífico Sul
A Astrobotic informou que posicionou a Peregrine para entrar de forma controlada na atmosfera terrestre em uma área do Pacífico Sul. Mais especificamente, na Grande Barreira de Corais, no nordeste da Austrália.
Em nota, a Astrobotic afirmou que tomou medidas cuidadosas para minimizar o risco de destroços atingirem áreas habitadas. A queda está programada para acontecer às 16h de hoje, no horário do leste dos Estados Unidos.