Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies. Ao aceitar, você terá acesso a todas as funcionalidades do site. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

21 de fevereiro de 2024 Rio do Sul
  • ref_a_unimed_AV_banners_INSTITUCIONAL (2)

Nave espacial que levava cinzas do elenco de Star Trek se choca com a Terra hoje

A missão enfrentou problemas técnicos


Por Berta Thiesen Publicado 18/01/2024 às 16h40
cinzas do elenco de Star Trek se choca com a Terra
Foto: Astrobotic

A Peregrine, nave espacial que levava as cinzas do elenco de Star Trek, se choca com a Terra nesta quinta-feira, dia 18 de janeiro. A missão também carregava instrumentos científicos da NASA.

Esta nave foi a primeira desenvolvida para um pouso lunar privado na história e deveria pousar no satélite natural em 23 de fevereiro. A missão enfrentou problemas técnicos logo após a separação do topo do foguete da United Launch Alliance. Em resumo, engenheiros identificaram dificuldades no módulo de pouso para manter os painéis solares alinhados com o Sol, o que gastou muito combustível e inviabilizou a ida à Lua. 

Financiada com US$118 milhões pela NASA, a Peregrine faz parte do programa Artemis. Entretanto, uma segunda missão, a Nova-C, está prevista para fevereiro, em parceria com a empresa Intuitive Machines.

Nave cai no Pacífico Sul

imagem_2024-01-18_163728672
Foto: Reprodução/ Astrobotic

A Astrobotic informou que posicionou a Peregrine para entrar de forma controlada na atmosfera terrestre em uma área do Pacífico Sul. Mais especificamente, na Grande Barreira de Corais, no nordeste da Austrália.

Em nota, a Astrobotic afirmou que tomou medidas cuidadosas para minimizar o risco de destroços atingirem áreas habitadas. A queda está programada para acontecer às 16h de hoje, no horário do leste dos Estados Unidos.

  • AmandaFM_PrimeiroLugar_BANNER_728x90 (1)

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixar o App na Google Play Baixar o App na App Store