Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies. Ao aceitar, você terá acesso a todas as funcionalidades do site. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

18 de junho de 2025 Rio do Sul

Nave espacial que levava cinzas do elenco de Star Trek se choca com a Terra hoje

A missão enfrentou problemas técnicos


Por GCD Publicado 18/01/2024 às 16h40
cinzas do elenco de Star Trek se choca com a Terra
Foto: Astrobotic

A Peregrine, nave espacial que levava as cinzas do elenco de Star Trek, se choca com a Terra nesta quinta-feira, dia 18 de janeiro. A missão também carregava instrumentos científicos da NASA.

Esta nave foi a primeira desenvolvida para um pouso lunar privado na história e deveria pousar no satélite natural em 23 de fevereiro. A missão enfrentou problemas técnicos logo após a separação do topo do foguete da United Launch Alliance. Em resumo, engenheiros identificaram dificuldades no módulo de pouso para manter os painéis solares alinhados com o Sol, o que gastou muito combustível e inviabilizou a ida à Lua. 

Financiada com US$118 milhões pela NASA, a Peregrine faz parte do programa Artemis. Entretanto, uma segunda missão, a Nova-C, está prevista para fevereiro, em parceria com a empresa Intuitive Machines.

Nave cai no Pacífico Sul

imagem_2024-01-18_163728672
Foto: Reprodução/ Astrobotic

A Astrobotic informou que posicionou a Peregrine para entrar de forma controlada na atmosfera terrestre em uma área do Pacífico Sul. Mais especificamente, na Grande Barreira de Corais, no nordeste da Austrália.

Em nota, a Astrobotic afirmou que tomou medidas cuidadosas para minimizar o risco de destroços atingirem áreas habitadas. A queda está programada para acontecer às 16h de hoje, no horário do leste dos Estados Unidos.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixar o App na Google Play Baixar o App na App Store