Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies. Ao aceitar, você terá acesso a todas as funcionalidades do site. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

20 de julho de 2025 Rio do Sul

Morre Brian Wilson, fundador dos Beach Boys, aos 82 anos

Músico liderou os Beach Boys e foi responsável por sucessos como “Surfin’ USA” e “Good Vibrations”


Por Giulia Bibow Publicado 11/06/2025 às 15h09
Morre Brian Wilson, fundador dos Beach Boys e ícone do som californiano, aos 82 anos
Morre Brian Wilson, fundador dos Beach Boys e ícone do som californiano, aos 82 anos – Foto: Reprodução Redes Sociais

O músico norte-americano Brian Wilson, cofundador e líder dos Beach Boys, morreu aos 82 anos. A informação foi confirmada pela família do artista por meio de uma publicação no perfil oficial do músico no Instagram.

Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale

“É com o coração partido que anunciamos o falecimento do nosso querido pai, Brian Wilson. Estamos sem palavras neste momento. Por favor, respeitem nossa privacidade, pois nossa família está de luto. Sabemos que estamos compartilhando nossa dor com o mundo”, informou o comunicado assinado pelos filhos do artista.

Pioneiro do som surfista da Califórnia

Nascido em 20 de junho de 1942, em Inglewood, Califórnia, Brian Wilson formou, em 1961, uma banda ao lado dos irmãos Dennis e Carl Wilson, do primo Mike Love e do amigo Al Jardine. O grupo, inicialmente chamado Pendletones, ficou conhecido mundialmente como Beach Boys.

Sob a liderança de Brian Wilson, a banda se tornou referência do chamado “som surfista da Califórnia”, estilo marcado por harmonias vocais e temáticas voltadas à juventude, praias e carros. Assim, entre os principais sucessos do grupo estão “Surfin’ USA”, “I Get Around”, “Wouldn’t It Be Nice” e “Good Vibrations”.

Em 1962, os Beach Boys assinaram contrato com a Capitol Records e lançaram o álbum de estreia “Surfin’ Safari”, dando início à ascensão da banda no cenário internacional.

Reconhecimento e desafios pessoais

Brian Wilson foi indicado nove vezes ao Grammy Awards e venceu duas, já em carreira solo. Embora os Beach Boys não tenham ganhado um Grammy competitivo, receberam um Grammy Honorário pelo conjunto da obra.

Em 1964, após um colapso nervoso, Wilson deixou de acompanhar a banda em turnês, mas permaneceu atuando como compositor, produtor e arranjador. Nas décadas seguintes, enfrentou problemas de saúde mental, incluindo transtorno esquizoafetivo, além de dependência química e episódios de depressão.

Legado e contribuições à música

Em 1999, Brian Wilson iniciou sua primeira turnê solo, mantendo participações esporádicas com os Beach Boys em eventos comemorativos, como os 50 anos da banda e do álbum “Pet Sounds”, considerado sua obra-prima.

Por fim, a revista Rolling Stone classificou “Pet Sounds” como o segundo melhor álbum de todos os tempos, e os Beach Boys aparecem em 12º lugar na lista dos “100 Maiores Artistas de Todos os Tempos”.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixar o App na Google Play Baixar o App na App Store