Morre aos 93 anos Antônio Augusto Amaral de Carvalho, fundador da Jovem Pan
O empresário revolucionou a história da Rádio Jovem Pan e marcou época na televisão
Faleceu nesta segunda-feira, 4, Antônio Augusto Amaral de Carvalho, conhecido como Seu Tuta, fundador da rádio Jovem Pan e uma figura marcante na comunicação brasileira. Aos 93 anos, ele estava internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, com a saúde debilitada.
📲 Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale
A trajetória de Antônio Augusto Amaral de Carvalho no jornalismo começou no final dos anos 1940. Seu Tuta foi responsável por idealizar e dirigir programas que marcaram gerações, tanto no rádio quanto na televisão.
Portanto, nos anos 1960, ao trabalhar na TV Record, ele criou os icônicos festivais que impulsionaram movimentos musicais como a Tropicália e a Jovem Guarda, além de programas de grande sucesso, como “Família Trapo”, com um elenco de estrelas como Jô Soares, Hebe Camargo e Ronald Golias.
LEIA TAMBÉM
Transformação da Rádio Panamericana em Jovem Pan
Na década de 1970, Tuta transformou a antiga Rádio Panamericana na Jovem Pan, colocando a informação e a prestação de serviço como prioridade e estabelecendo uma programação jornalística 24 horas por dia. Assim, com essa mudança, a Jovem Pan se tornou referência em jornalismo no Brasil.
Seu Tuta também foi um dos primeiros empresários a transmitir eventos esportivos ao vivo de estádios fora do eixo Rio-São Paulo, inovando assim ao apostar na transmissão online com a criação da Jovem Pan Online.
Além disso, um defensor do trabalho em equipe, ele sempre acreditou na colaboração como chave para o sucesso. Essa filosofia é refletida no título de sua biografia, Ninguém faz sucesso sozinho, obra que recebeu o Grande Prêmio da Crítica da APCA.
O legado de Antônio Augusto Amaral de Carvalho permanece vivo, marcado pela inovação e pelos muitos prêmios e homenagens que celebraram sua contribuição à comunicação.